‘Foram heróis’: família reencontra policiais que salvaram bebê em Jaraguá do Sul

O pequeno Bernardo se engasgou com leite materno e foi salvo após a ação rápida de uma guarnição da cidade

Se hoje a família do pequeno Bernardo respira aliviada, o mesmo não se podia dizer na última quinta-feira (30). Naquele dia, o pequeno bebê de apenas 24 dias havia se engasgado com leite materno e foi salvo graças à ação rápida de dois policiais militares em Jaraguá do Sul.

Policiais reencontraram a família após o susto – Foto: Maikon Costa/NDTVPoliciais reencontraram a família após o susto – Foto: Maikon Costa/NDTV

“Foi um desespero, eu peguei ele e tentei fazer os primeiros socorros, mas não deu certo”, conta o pai do bebê. A família ligou para a central de emergência, que repassou as orientações. Porém, o nervosismo gerado por ver o filho correndo risco impediu que a família tivesse sucesso.

Ao mesmo tempo em que os pais eram orientados pelo telefone, guarnições da Polícia Militar foram acionadas para a ocorrência. E, apesar de estarem em um bairro distante, os soldados Jonas Scharamowski e Davi Rangel dos Santos atenderam ao chamado.

“Como já fazia uns seis minutos que estavam tentando repassar as orientações, então nos deslocamos em prioridade, inclusive acessamos algumas ruas na contramão por causa do tempo”, fala Jonas.

Chegando ao local, a ação foi rápida. “Só deu tempo te abrir a porta quando o pai entregou o filho sem respirar. Começamos a aplicar a manobra de Heimlich para desobstruir as vias aéreas e, após uns 40 segundos, a criança voltou a ter cor”, relembra o soldado.

Nesse momento, um médico que passava pelo local se prontificou a ajudar e constatou que o pequeno Bernardo havia voltado a respirar. Toda a ação foi divulgada pela PM em um vídeo emocionante:

Por fim, o bebê ainda foi levado pelos bombeiros ao hospital, de onde teve alta médica neste sábado (2), sem qualquer problema de saúde.

Bernardo teve alta médica neste sábado (2) – Foto: Maikon Costa/NDTVBernardo teve alta médica neste sábado (2) – Foto: Maikon Costa/NDTV

“Sentimento de alívio e gratidão”

Dois dias após o susto, a família reencontrou os policiais que salvaram Bernardo, agora em um momento muito menos tenso. “Hoje estamos tranquilos porque ele está bem, mas estamos nos recuperando do susto”, conta o pai.

Essa foi a segunda vez que o recém-nascido se engasgou com leite, o que deixa a mãe, Indiamara Siqueira, apreensiva. “A amamentação é pra ser um momento de mãe e filho, mas desde a primeira vez que ele se afogou eu fico apreensiva quando vou dar de mamar”, lamenta.

Soldado Jonas segura o pequeno Bernardo após salvar a vida do bebê – Foto: Maikon Costa/NDTVSoldado Jonas segura o pequeno Bernardo após salvar a vida do bebê – Foto: Maikon Costa/NDTV

Mas apesar do susto e do receio, a família tem muito a comemorar. “Esse toquinho de gente é tudo na nossa vida. É um sentimento de alívio e gratidão porque eles foram heróis, vieram rápido e fizeram de tudo”, fala Indiamara sobre os policiais.

E o sentimento de alegria é compartilhado pelo soldado Jonas. “Pra gente que é pai é muito gratificante. O sentimento de salvar uma vida é maravilhoso”.

*Com informações de Maikon Costa, repórter da NDTV 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Polícia

Loading...