Furto de veículos cai mais de 57% em Joinville no último trimestre

Número de registros caiu de 498 no segundo trimestre para apenas 211 nos últimos três meses

O número de furtos de veículos diminuiu significativamente em Joinville, no Norte de Santa Catarina, no último trimestre. De acordo com dados da Polícia Civil, foram registrados 211 ocorrências nos últimos três meses, 57,6% a menos do que no trimestre anterior, quando a polícia registrou 498 registros. No primeiro semestre, foram 426 furtos de veículos na cidade.

DIC realizou diversas operações com foco em desmanches e receptadores  – Foto: Arquivo/Divulgação/ND

O delegado Murilo Batalha, da DIC (Divisão de Investigação Criminal) explica que desde o começo do ano, o pedido da delegada regional, Tânia Harada, era para que a especializada desse atenção a esse tipo de crime, que apresentava números crescentes na cidade.

“Começamos fazendo várias operações contra desmanches e, em setembro, tivemos duas grandes, com a prisão de várias pessoas envolvidas em duas quadrilhas especializadas em furto de veículos”, diz.

Batalha ressalta, ainda, que a polícia separou uma equipe e focou em receptadores de carros e peças, desmanches e donos de autopeças que vendiam os produtos.

“Percebemos que fazíamos duas operações, dava efeito imediato e eles voltavam. Separamos uma equipe para direcionar só a isso, o que acabou sufocando esses criminosos”, salienta.

O delegado explica que, até o momento, são 29 registros no mês de outubro e a tendência é que o último semestre do ano siga o padrão do último trimestre.

+

Polícia