Grupo de SC que enviava cocaína para a Europa é alvo de operação policial

Segundo a Polícia Federal, organização enviava a droga para receber MDMA, o que permitia a produção de ecstasy no Estado

A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Civil de Santa Catarina, deflagrou na manhã desta quarta-feira (11) a Operação Conexão Itália. O objetivo é desarticular uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas de Santa Catarina para a Europa.

Polícia Federal apreendeu 26 kg de cocaína – Foto: Polícia Federal/Divulgação/ND

De acordo com a Polícia Federal, a organização realizava o tráfico transnacional a partir do Estado, enviando cocaína para a Europa na intenção de receber MDMA, para a produção de ecstasy.

Leia também:

Mais de 50 policiais, entre federais e civis, cumprem mandados expedidos pela Justiça Federal. São 13 mandados de busca e apreensão, sendo quatro em Florianópolis, dois em São José e dois em Balneário Camboriú. Além disso, um mandado está sendo cumprido em Curitiba (PR) e quatro na capital de São Paulo.

Os agentes também estão cumprindo dois mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária.

A operação é consequência das investigações, com prisão e apreensão de drogas, realizadas por delegacias especializadas da Polícia Civil de Santa Catarina entre julho e setembro.

Investigação

Segundo a PF, durante a investigação, dois comerciantes foram presos na sede de uma empresa de produtos esportivos de Florianópolis. Com eles foram apreendidos 26 kg de cocaína, 11 kg de comprimidos de ecstasy, 1,8 kg de haxixe e 4 kg de MDMA, já embalados em malas.

Operação Conexão Itália combate tráfico internacional de drogas – Foto: Polícia Federal/Divulgação/ND

Os investigados responderão por tráfico transnacional de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa, cuja a pena pode ultrapassar 30 anos de prisão.

“Conexão Itália” faz referência à condição de um dos principais acusados, que tem cidadania brasileira e italiana. Ele se valia dessa condição para realizar viagens internacionais.

+

Polícia