Hackers atacam prefeitura de SC e roubam quase R$ 2 milhões
O crime foi descoberto pelo setor de segurança do Banco do Brasil na última terça-feira (23); a Polícia Federal está investigando o caso
A prefeitura de Imbuia, no Alto Vale do Itajaí, foi alvo de um ataque hacker e teve quase R$ 2 milhões desviados das contas bancárias. O crime foi descoberto pelo setor de segurança do Banco do Brasil na última terça-feira (23). A Polícia Federal está investigando o caso.

Leia mais
De acordo com o secretário da Administração, Fazenda e Planejamento, Valdori Steinheser, os criminosos aproveitaram uma falha na segurança para realizar a transferência.
“As transferências foram realizadas via PIX, nós ainda não adotamos esse sistema, isso até facilitou na identificação da fraude. O banco percebeu e ligou questionando a transferência dos valores elevados”, detalha o secretário.
Ainda segundo Steinheser, o valor roubado pelos hackers é significativo, uma vez que representa a arrecadação de mais de dois meses do município. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Imbuia possui pouco mais de 6,2 mil habitantes.
A quantia desviada pelos criminosos será restituída pelo Banco do Brasil, uma vez que o município possui seguro.
Por meio de nota, a prefeitura de Imbuia informou que fez registrou Boletim de Ocorrência e que todas as senhas e acesso foram alteradas. O crime será investigado pela Polícia Federal. A Prefeitura de Imbuia já enviou um ofício ao Banco do Brasil para a restituição do valor.
A reportagem do ND+ entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco do Brasil, mas até o momento não obteve retorno.