Hospital de São Francisco do Sul é alvo de ataque hacker e tenta recuperar dados

Criminosos queriam que a instituição pagasse uma quantia de criptomoedas em dólares para liberar o sistema

O hospital de São Francisco do Sul, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi alvo de um ataque hacker que prejudicou o sistema de gestão e atendimento da unidade hospitalar.

Hospital foi alvo de ataque hacker em São Francisco do Sul – Foto: Divulgação/NDHospital foi alvo de ataque hacker em São Francisco do Sul – Foto: Divulgação/ND

Segundo o Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora da Graça, o ataque cibernético aconteceu no último fim de semana e trouxe prejuízos ao banco de dados da instituição.

Após testes e análises feitos por especialistas, foi constatado que o ataque tinha o objetivo de servir como chantagem para o pagamento de uma quantia em dólares de bitcoins, um tipo de moeda virtual.

Um boletim de ocorrência foi aberto pela diretoria do hospital e, agora, a Polícia Civil deve apurar o caso.

A instituição ainda tenta recuperar os dados e, por isso, embora o atendimento esteja normalizado, os registros estão sendo feitos de forma manual pelos profissionais.

Como o mesmo sistema é usado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), essa unidade também está com registro de prontuários afetado pelo ataque.

Confira a nota do hospital:

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Polícia

Loading...