Ocorrência de golpes acendem alerta e banco divulga orientações aos clientes

Estelionatários ligam para as pessoas, se passam por atendentes e solicitam senhas e liberação de computadores

A ocorrência de golpes em nome de instituições financeiras levou o Banco do Brasil a divulgar um alerta aos seus clientes. Segundo o banco, na ação, estelionatários ligam para as pessoas, se passam por atendentes e solicitam senhas e liberação de computadores ou outros procedimentos com a justificativa de realizar algum cadastro ou bloqueio. Com isso, os criminosos podem conseguir acesso às contas.

Banco do Brasil emite alerta para risco de fraudes – Foto: Divulgação/NDBanco do Brasil emite alerta para risco de fraudes – Foto: Divulgação/ND

O Banco do Brasil ratificou que sua Central de Atendimento jamais entra em contato solicitando esse tipo de informação. Por isso, é essencial que os cidadãos atentem-se para tentativas de fraudes.

Banco lista cuidados

Devido à gravidade das consequências, o Banco do Brasil elaborou uma série de orientações para que os clientes evitem cair em golpes e, desse modo, sejam lesados.

  • Sempre acessar o sistema pelo endereço oficial do banco.
  • Observar a presença do ícone de cadeado na barra superior do website. Ela indica que a página é autêntica e segura.
  • Evitar o acesso a partir de links enviados por SMS ou redes sociais.
  • Desconfiar de endereços digitais que falem sobre bloqueio de conta ou senha, cadastramento de Pix, cobranças e atualizações cadastrais ou em módulo de segurança.
  • Entrar em contato apenas com os telefones disponíveis o site oficial o no canal Fale com o BB

Outros golpes na praça

Golpes através de operações financeiras são observados de diversas formas. Alguns deles envolvem o sistema Pix. A 33Giga e a Vallus Capital publicaram 5 dicas importantes para evitá-los:

  • Adicione as chaves do Pix de forma correta. Se você quer fazer o pré-cadastramento dessa nova modalidade, lembre-se de fazer exclusivamente pelos canais oficiais da sua instituição bancária, como no aplicativo baixado em seu celular. No caso de dúvidas, sempre tire por meio desse mesmo canal.
  •  Nunca forneça senhas. Empresas nunca pedem senhas, seja elas bancos, instituições ou outros. Se caso pedirem, desconfie.
  • Cuidado com as solicitações de mudança de senhas que você não pediu. Geralmente, se você pede, eles mandam um link de confirmação para o seu e-mail, mas caso não tenha pedido, não clique em nenhum link de terceiros.
  • Não instale programas ou arquivos em anexos. Essa não é uma ação comum em lojas e estabelecimentos, então se algum local pedir para que faça isso, fique atento, pode ser uma forma de roubar seus dados.
  •  Cancele seu cartão se achar necessário. Se está achando que seus dados possam ter sido expostos ou divulgados, cancele seu cartão e entre em contato com o banco ou instituição financeira e peça para bloquear suas contas e trocar o seu login.
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