Reino Unido eleva para grave o nível de ameaça terrorista

Nova escala foi definida dias após os ataques em Nice, na França, e em Viena, na Áustria

O Reino Unido elevou para grave o nível de ameaça terrorista nesta terça-feira (03), após os ataques ocorridos em Nice, na França, e em Viena, na Áustria, nesta semana.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, a nova escala significa, tecnicamente, que um ataque agora é visto como “altamente provável”.

Atentado em Viena na última segunda-feira (02) – Foto: Redes Sociais/Divulgação

A decisão ocorreu depois que, em Viena, um atirador matou quatro pessoas em uma confusão durante a noite de segunda-feira (2); e uma semana após duas mulheres e um homem morrerem esfaqueados na catedral de Notre-Dame de Nice.

“Esta é uma medida de precaução e não se baseia em nenhuma ameaça específica”, disse Priti Patel, secretária do interior.

“O povo britânico não deve ter dúvidas de que tomaremos as medidas mais enérgicas possíveis para proteger nossa segurança nacional.”

O analista de segurança Will Geddes disse que as cidades britânicas podem ser alvo de terroristas nesta semana, já que os possíveis invasores devem se apressar antes de o país voltar ao bloqueio. Tanto a França quanto a Áustria sofreram ataques um dia antes de um novo bloqueio entrar em vigor.

+

Polícia