Restaurante é interditado por suspeita de crime de poluição em Florianópolis
De acordo com a Polícia Civil, que deflagrou a operação “Dejetos” nesta quarta (10), o esgoto estaria correndo a céu aberto e comunicando-se com a rede pluvial
Um restaurante no Ribeirão da Ilha, região Sul da Ilha de Santa Catarina, foi interditado por suspeita de crime de poluição, já que o esgoto sanitário estaria extravasando do sumidouro. As ações de fiscalização fazem parte da Operação “Dejetos”, deflagrada pela Polícia Civil nesta quarta-feira (10).

Segundo a Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), que investiga o caso através da DRCA (Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais), foram identificadas denúncias e reclamações protocoladas junto ao município desde 2009. O estabelecimento fica localizado na rodovia Baldicero Filomeno, principal via do bairro.
Leia mais
Na quarta-feira, os policiais acompanharam fiscais da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Vigilância em Saúde para uma fiscalização administrativa, requisitada pela Polícia Civil, que confirmou a presença de esgoto correndo a céu aberto, comunicando-se, inclusive, com a rede pluvial.
De acordo com a delegada Beatriz Ribas, responsável pelas investigações, havia “cheiro bem característico de esgoto sanitário”.

A fiscalização resultou na interdição do local até que o estabelecimento obtenha, junto à Secretaria Municipal de Saúde, a aprovação do projeto hidrossanitário e a obtenção do regular habite-se sanitário.
“O inquérito policial será concluído na próxima semana. Faltam incluir documentos confeccionados ontem na fiscalização e estará finalizado”, explicou Ribas.
Contraponto
De acordo com o restaurante, o local sempre esteve em conformidade sanitária e foi afetado em razão das chuvas do início do ano.
Ainda segundo a direção do estabelecimento, o problema foi resolvido na manhã desta quinta-feira (11), quando um caminhão-fossa chegou ao local para realizar uma “limpeza no tratamento de esgoto e analisar uma possível infiltração no solo da água da chuva no sumidouro”.
Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.