Russo é preso em aeroporto com animais silvestres recolhidos em SC

Estrangeiro informou à Polícia Federal que pretendia comercializar os animais em seu país de origem

Policiais federais prenderam na manhã desta quarta-feira (20) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, um cidadão russo que tentava embarcar em voo para a Rússia com animais silvestres recolhidos nos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Uma das espécies encontra em posse do russo – Foto: Polícia Federal/ DivulgaçãoUma das espécies encontra em posse do russo – Foto: Polícia Federal/ Divulgação

Segundo a PF, o russo – que não teve o nome revelado – foi abordado e realizada uma verificação em sua bagagem. Os agentes encontraram mais de 100 animais silvestres na bagagem de mão e na mala despachada, como sapos, lagartos, aranhas e outros invertebrados de diversas espécies.

Peixes ornamentais estavam sendo transportados em garrafas plásticas de água mineral – Foto: Reprodução/ NDPeixes ornamentais estavam sendo transportados em garrafas plásticas de água mineral – Foto: Reprodução/ ND

Os animais estavam acondicionados em garrafas de águas mineral e em recipientes utilizados para guardar comida.

O passageiro confessou que veio ao Brasil sozinho e pretendia comercializar na Rússia.

Foi lavrado termo circunstanciado por crime de exportação de animais nativos e os mesmos foram encaminhados ao Instituto Butantan, para análise e elaboração de relatório minucioso sobre os espécimes apreendidos.

+

Polícia