Saiba o que é e para que serve esse equipamento instalado no Centro de Joinville

Dispositivo instalado perto do terminal central de Joinville tem gerado curiosidade entre pedestres e motoristas

Se você passou pelo Centro de Joinville nos últimos dias, pode ter se deparado com um equipamento diferente instalado bem perto do terminal central, no cruzamento das ruas Dona Francisca e XV de Novembro.

Equipamento está instalado perto do terminal central de Joinville – Foto: Marcelo Thomazelli/NDTVEquipamento está instalado perto do terminal central de Joinville – Foto: Marcelo Thomazelli/NDTV

O dispositivo tem gerado curiosidade entre os pedestres e motoristas que passam pelo local e a boa notícia é que o objetivo dele é oferecer mais segurança e qualidade de vida aos joinvilenses.

O totem, também chamado de Unidade Autônoma de Urbanidade, é fruto de uma parceria da Polícia Militar com a iniciativa privada. Ele possui câmeras que promovem imagens de alta resolução para flagrar qualquer ato suspeito e há previsão de que outros também sejam instalados em breve.

“O totem é monitorado por 360 graus com câmeras de alta resolução. Também tem interfone para contato direto com autoridade, botão de pânico para acidentes ou outras situações e internet para pessoas que estão próximas a ele”, explica Ruben Henrique da Silva, CEO da empresa responsável pelo aparelho.

“Além disso, é possível fazer inteligência de vídeo, já que a plataforma consegue capturar a placa do veículo, armazená-la e compará-la com o banco de dados de veículos furtados ou suspeitos, que é alimentado pela Secretaria de Estado de Segurança Pública”, complementa.

Totem tem câmeras de alta resolução que capturam imagens em 360 graus – Foto: Marcelo Thomazelli/NDTVTotem tem câmeras de alta resolução que capturam imagens em 360 graus – Foto: Marcelo Thomazelli/NDTV

O projeto teve investimento total de R$ 23 mil, custeado por três empresas, e também contou com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da prefeitura de Joinville.

“A prefeitura entra no projeto como facilitador das ações. A gente vê com muito bons olhos essa ferramenta, já que há a ideia de trazer a evolução tecnológica na parte de monitoramento, que pode ser importante para a segurança pública”, destaca o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

Imagens são enviadas à central de monitoramento da PM em tempo real – Foto: Marcelo Thomazelli/NDTVImagens são enviadas à central de monitoramento da PM em tempo real – Foto: Marcelo Thomazelli/NDTV

A Polícia Militar também vê a iniciativa de forma positiva. “É importante essa união que ficou muito bem acertada entre o Estado, através das forças de segurança, a empresa que possibilita a tecnologia sem custo, e o município que utiliza a ferramenta não só para o caráter criminal, mas também de política pública, que pode aumentar a qualidade de vida do cidadão”, ressalta o comandante do 8º Batalhão da Polícia Militar, o Tenente Coronel Celso Mlanarczyki Júnior.

Todas as imagens são enviadas em tempo real para a central de monitoramento da PM.

*Com informações de Ricardo Moreira, repórter da NDTV Joinville.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Polícia