VÍDEO: esquadrão antibombas desativa explosivos no Centro de Criciúma

Cidade viveu madrugada de terror nesta terça-feira (1º) quando criminosos fortemente armados assaltaram uma agência bancária da cidade

Agentes do BOPE (Batalhão de Operações Especiais) se deslocaram até Criciúma no início da manhã desta terça-feira (1º) após a noite de terror vivida pela cidade durante a madrugada. Os assaltantes deixaram para trás uma carga de 200 quilos de explosivos na cidade.

Conforme o tenente-coronel do BOPE, José Ivan Schelavi, em entrevista ao portal Engeplus, foi encontrado um “volume expressivo” de explosivos identificados como metalon (um explosivo com maior poder), com cordeis detonantes, espoletas e estopins.

O material foi encontrado montado, podendo ser “facilmente detonado” se fosse manuseado de forma errada. Foi encontrado ainda um celular no explosivo que poderia com uma ligação faze-lo explodir.

Um dos artefatos foi instalado em um veículo Fiat Mobi, que estava estacionado ao lado do banco. De acordo com o BOPE, caso o explosivo fosse acionado poderia comprometer a estrutura do prédio.

Outros três artefatos foram encontrados e desativados nas proximidades da praça do Congresso.

Os materiais explosivos foram levados a uma área na zona Norte de Criciúma, onde será feita uma contra carga e ele será destruído as 11h. O local exato não foi divulgado pela polícia, que pediu para moradores manterem a calma caso escutem o barulho da explosão.

Segundo a polícia, o estrondo poderá ser ouvido até mesmo em áreas mais afastadas do local.

Esquadrão antibombas trabalha no local – Foto: Divulgação/NDEsquadrão antibombas trabalha no local – Foto: Divulgação/ND

Foram mobilizadas cinco equipes de Florianópolis para retirar os explosivos, totalizando aproximadamente 20 policiais.

Veículos utilizados são encontrados

A polícia encontrou ainda manhã desta terça, dez veículos que foram utilizados pelos criminosos. Os automóveis tinha vidros escuros e eram de alto valor comercial. Eles estavam em meio a uma plantação em Nova Veneza, cidade vizinha.

Carros de alto valor foram encontrados na mata – Foto: PM/DivulgaçãoCarros de alto valor foram encontrados na mata – Foto: PM/Divulgação

A suspeita é que os criminosos tenham abandonado estes veículos e usado outros para continuar a fuga.

Entenda o caso

Cerca de 30 pessoas encapuzadas assaltaram uma agência do Banco do Brasil no Centro de Criciúma às 23h50 de segunda-feira. A ação durou cerca de duas horas.

Pessoas foram feitas reféns e cercadas por criminosos. Houve bloqueios e barreiras para conter a chegada da polícia.

+

Polícia