VÍDEO: Jovens e cães se perdem em trilha de SC e são resgatados por helicóptero

Quatro jovens e dois cães madrugaram na mata após se perderam durante trilha; equipes da Polícia Civil resgataram vítimas com helicóptero

Quatro jovens e dois cães se perderam em uma trilha e precisaram ser resgatados por um helicóptero da Polícia Civil. Os fatos ocorreram nesta quinta-feira (15) na mata fechada próxima a barragem do rio São Bento, em Nova Veneza, a cerca de 30 km de Criciúma, no Sul do Estado.

De acordo com a Polícia Civil, os jovens começaram a trilha na tarde desta quarta-feira (14), acompanhados dos dois cães. Como o grupo não retornou quando anoiteceu, os familiares foram até a trilha, junto aos bombeiros militares, mas não foi possível localizá-los.

O único contato ocorreu por meio de algumas ligações de celular. Por meio das chamadas, os jovens informaram pontos de referência para o Saer (Serviço AeroPoliciail), que realizou as buscas junto ao Sara Sul (Serviço Aeromédico do Sul).

Buscas

As buscas começaram às 6h desta quinta-feira. Após realizarem uma varredura no perímetro, os policiais verificaram um “movimento mínimo” em uma copa de árvore. Os jovens chacoalhavam ela para chamar atenção dos policiais.

Resgate dos jovens e cães que se perdem em trilha de SCJovens e cães foram salvos por equipes do Sara e Saer, no Sul de SC – Foto: Polícia Civil/Divulgação/ND

Segundo a Polícia Civil, após constatar que todos estavam em ótimas condições, o tripulante operacional desceu por rapel e realizou o exame primário em todas as vítimas. Logo após começou a retirada dos jovens.

Cada jovem foi retirado individualmente, em quatro manobras de extração nas quais a vítima era conectada ao tripulante operacional. Com o tripulante e a vítima içadas, a aeronave realizava o trajeto de quase dois quilômetro até encontrar local seguro para pouso.

Atendimento

As vítimas receberam atendimento médico das equipes, que possuíam todos os equipamento de uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Móvel. As vítimas estavam em bom estado emocional e sem ferimentos, sendo liberadas aos familiares, informa a Polícia Civil.

Durante o resgate, os cães permaneceram imóveis e auxiliaram a operação. Eles também passam bem e não sofreram ferimentos.

+

Polícia