VÍDEO: Motorista é flagrado com pássaros silvestres presos em caixas de leite

O homem, que mantinha 17 aves da espécie Bico de Pimenta presas, vai responder por crime ambiental

Um motorista vai responder por crime ambiental após ser flagrado, nesta segunda-feira (8), com pássaros silvestres dentro de gaiolas e caixas de leite. As aves estavam no interior de um carro, abordado pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em trecho da BR-101 em Tubarão.

Aves estavam dentro de caixas de leiteMotorista transportava as aves no interior de um carro  – Foto: PRF/Divulgação/ND

Ao todo, 17 aves da espécie Bico de Pimenta estavam sendo conduzidas ilegalmente no veículo, com placas de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. Desses pássaros, 12 estavam dentro de uma gaiola e cinco em caixas de leite.

As aves estão na lista de espécies ameaçadas de extinção devido ao tráfico e só podem ser criadas em cativeiro com autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O Bico de Pimenta é nativo do litoral brasileiro e ocorre em especial na Mata Atlântica. É muito procurado pela aparência – o bico vermelho-pimenta e o corpo cor de chumbo chamam a atenção – e pelo canto.

Veículo tinha placas de Novo Hamburgo, no Rio Grande do SulVeículo tinha placas de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul – Foto: PRF/Divulgação/ND

Os pássaros foram entregues a 3ª Companhia de Polícia Militar Ambiental, em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina.

Já o motorista vai responder por crime ambiental, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano e multa.

Veja vídeo:

+

Polícia