VÍDEO: Operação da PF mira circulação de dinheiro falso em Araquari

Dinheiro falso, impressora e guilhotina foram apreendidas pela Polícia Federal nesta sexta-feira (22)

A Polícia Federal em Joinville deflagrou, nesta sexta-feira (22), uma operação para combater a introdução e circulação de dinheiro falso no país. Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Araquari, no Norte de Santa Catarina.

Operação foi deflagrada nesta sexta-feira em Araquari – Foto: Polícia Federal/Divulgação/NDOperação foi deflagrada nesta sexta-feira em Araquari – Foto: Polícia Federal/Divulgação/ND

A operação “Mascada 2” começou a partir da identificação de encomendas, com cédulas adulteradas, que iam para todas as regiões do país. Elas eram postadas em uma agência dos Correios em Araquari.

“Ano passado teve uma remessa que foi interceptada em Manaus, de um remetente de Araquari. O nome e o endereço eram fictícios e, por isso, não conseguimos de imediato identificá-lo”, explica o delegado da Polícia Federal Oscar Biffi.

“Recentemente, ele aumentou as postagens dessas encomendas e pagou, em determinado momento, com o cartão de crédito pessoal dele. Então, a gente conseguiu identificar o remetente”, complementa Biffi. O responsável foi identificado nesta sexta-feira.

Durante o cumprimento dos mandados, foram encontrados grande quantidade de cédulas falsas, impressora e guilhotina utilizados na fabricação das cédulas contrafeitas. Por isso, houve prisão em flagrante do suspeito.

Sobre o crime

O investigado vai responder pelo crime de moeda falsa, tipificado no artigo 289 do Código Penal, com pena de reclusão de três a 12 anos.

A investigação começou com a identificação de encomendas postadas nos Correios – Vídeo: Polícia Federal/Divulgação/ND

Responde pelo crime de moeda falsa quem fabrica, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na circulação moeda falsa, assim como aquele que, mesmo tendo recebido de boa-fé, como verdadeira, a restitui em circulação após conhecer a falsidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Polícia

Loading...