Presídio de Tubarão será fechado; entenda

Detentas serão realocadas em outras estruturas do sistema prisional de Santa Catarina. Decisão foi divulgada via nota pelo Estado

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), divulgou através de nota, a confirmação sobre o fechamento do presídio feminino de Tubarão, no sul do Estado.

Mesmo sem data definida, espaço será fechado, conforme Estado – Foto: Christian Ayala/Divulgação/NDMesmo sem data definida, espaço será fechado, conforme Estado – Foto: Christian Ayala/Divulgação/ND

De acordo com a SAP, a estrutura localizada no bairro Humaitá é ultrapassada e não atende mais as necessidades do sistema. O local por exemplo, não possui área materna infantil ou área para trabalho em grande escala. “É uma estrutura muito pequena e não atende as últimas resoluções”, afirma o secretário da SAP, Leandro Lima.

Conforme a secretaria, está prevista uma movimentação de internas por todo o Estado a partir da inauguração do presídio feminino de Joinville. A obra da unidade que será sediada no Norte de Santa Catarina começou em 2014.

Mesmo sem data definida para a entrega da estrutura, a SAP confirma que será feita uma realocação de detentas em todo o Estado, como é o caso de Tubarão.

O secretário da SAP também confirma a partir de alinhamentos com o Estado, o futuro do local após sua desativação, que ainda depende da abertura da unidade no norte do estado.

“Reafirmamos um compromisso para que aquele terreno fique à disposição da prefeitura, evidentemente, que toda a responsabilidade de desmontá-lo e entregar à municipalidade é do Estado. Mas a ideia é que o espaço possa ser ocupado por algum serviço prestado a comunidade”, afirma.

Os servidores que atuam no presídio feminino da cidade azul, serão transferidos para o presídio masculino regional de Tubarão.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) informa que o Presídio Feminino de Tubarão será fechado, pois a unidade está instalada em uma estrutura antiga e que não atende mais as necessidades do sistema. Isso deverá ocorrer nos próximos meses com a ativação do Presídio Feminino de Joinville.

A nova unidade vai permitir que seja feita uma movimentação de internas em todo o estado para que cada uma cumpra sua pena ou aguarde julgamento o mais próximo possível de seus familiares.

Hoje há Presídio Feminino na Capital, Tubarão, Itajaí e Ituporanga e Penitenciária Feminina em Criciúma e Chapecó. Todos servidores do Presídio Regional Feminino de Tubarão serão realocados na Penitenciária Masculina de Tubarão.”

+

Segurança

Loading...