Altair Magagnin

altair.magagnin@ndmais.com.br Não é só sobre política. É sobre o impacto das decisões públicas na tua vida. Jornalista profissional com experiência multimídia, acompanha os bastidores do poder e traz análises e notícias exclusivas. Siga @altamagagnin nas redes.


Primeira peça a cair e gerar efeito dominó na Polícia Civil de SC acumulava desgastes

VÍDEO: trincas começaram com investigação "doa a quem doer" no caso dos respiradores e a prisão do secretário Douglas Borba, o mais poderoso na hierarquia do governo

A saída do delegado-geral Paulo Koerich do cargo, no dia 16 de setembro, foi a primeira pedra que gerou um efeito dominó de mudanças na Polícia Civil de Santa Catarina. Por sua vez, o motivo da troca no primeiro nome anunciado pelo ainda Comandante Moisés, recém-eleito governador, foi o desgaste acumulado ao longo de quase três anos de trabalho.

Altair Magagnin e Márcia Dutra no SC no Ar – Foto: NDTVAltair Magagnin e Márcia Dutra no SC no Ar – Foto: NDTV

Importante lembrar que a Polícia Civil catarinense conduz uma investigação sobre o caso dos respiradores. Coube à corporação prender o então secretário da Casa Civil, Douglas Borba, o mais poderoso dos secretários na hierarquia do governo.

É corrente nos bastidores que Paulo Koerich gozava de autonomia e independência por parte do governador Carlos Moisés para fazer apurações, na linha “doa a quem doer”. Esse respaldo que tinha, o ex-delegado-geral passava aos policiais que comandava.

Na sequência, a categoria teve desfecho desfavorável na tramitação da Reforma da Previdência aprovada pelo governo na Assembleia Legislativa.

Como um cristal quebrado, já não estava tão fácil superar as trincas.

No comentário desta sexta-feira (8) ao “SC no Ar”, da NDTV, analisamos a sequência dos fatos. Com a saída de Koerich, Akira Sato assumiu o cargo de delegado-geral, posto que deixou 15 dias depois. Antes disso, mudanças importantes foram feitas pelo governador, sem alarde.

Altair Magagnin e Márcia Dutra conversam sobre o efeito dominó com a saída de Paulo Koerich da chefia da Polícia Civil – Vídeo: NDTV

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...