Procon de Florianópolis notifica Facebook por suposto vazamento de dados

Dados seriam anteriores a setembro de 2019, segundo a empresa; filial brasileira do Facebook não recebeu a notificação oficialmente

A filial do Facebook no Brasil foi notificada pelo Procon (Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor) de Florianópolis nesta quarta-feira (7), após um suposto vazamento de dados de usuários que teria atingido cerca de 500 milhões de contas.

Uma matéria da Business Insider da última semana revelou que dados pessoais de usuários foram incluídos por num banco de dados disponibilizados na internet por pessoas de fora da empresa.

Aproximadamente 8 milhões são brasileiros, segundo o veículo e, dentre os dados vazados, estariam números de telefone, nomes completos, datas de nascimento e e-mails.

procon; florianópolis; facebook; vazamento; dados; usuáriosProcon de Florianópolis notifica Facebook por suposto vazamento de dados – Foto: Getty Images/ND

O órgão solicita a confirmação do incidente por parte da rede social, além de esclarecimentos sobre quais medidas foram tomadas após o vazamento.

A empresa tem 48 horas para responder a notificação após receber o pedido oficialmente.  A assessoria da empresa afirmou que às 18h desta quarta (7) não recebeu a notificação, e em virtude disso não deu mais informações sobre o caso.

Dados obtidos por uma brecha

Ainda nesta quarta (7), um porta-voz da empresa, nos Estados Unidos, disse que o Facebook não irá notificar os usuários acerca do ocorrido. A companhia, na terça (6), se pronunciou dizendo que “agentes maliciosos” tiveram acesso aos dados de antes de setembro de 2019.

Eles teriam utilizado uma ferramenta de sincronização, descobrindo uma “brecha”, e assim conseguindo obter os dados.

Em ocasião anterior, em fevereiro, o Procon de Florianópolis já havia notificado o Facebook após a rede social anunciar que mudaria sua política de privacidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.

+

Segurança