Moacir Pereira

moacir.pereira@ndmais.com.br Notícias, comentários e análises sobre política, economia, arte e cultura de Santa Catarina com o melhor comentarista politico de Santa Catarina. Fundador do Curso de Jornalismo da UFSC. Integrante da Academia Catarinense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, é autor de 53 livros publicados.


Segurança Pública muda hoje em Santa Catarina

Paulo Koerich é substituido por Akira Sato

A Polícia Civil de Santa Catarina tem novo Delegado Geral a partir de hoje, com a nomeação do delegado Laurito Akira Sato, para o lugar do delegado Paulo Koerich.  Os atos de exoneração do titular de nomeação do sucessor já foram publicados no Diário Oficial.

Novo Delegado Geral tem apoio dos colegas – Foto: NDmaisNovo Delegado Geral tem apoio dos colegas – Foto: NDmais

A saída do delegado Paulo Koerich não causou surpresa nos meios policiais, políticos e governamentais.  Ele entrou em processo de fritura desde as negociações em torno da reforma da previdência dos servidores públicos.

Estava em situação desconfortável.  Sofrera desgaste com posições e propostas que desagradaram assessores diretos do governador que comandavam a reforma previdenciária e, na outra ponta, ficou fragilizado com os policiais que comandava.

Fato histórico registrou-se na votação do projeto de reforma da previdência na Assembleia Legislativa.  Quando o nome de Paulo Koerich foi lembrado durante os debates, recebeu uma vaia de cerca de 1.500 delegados que acompanharam a votação da matéria.

Aos interlocutores que procuraram explicações do governador Carlos Moisés, ele não fez reparos ao delegado exonerado, dizendo, ao contrário, que Paulo Koerich “vai continuar no nosso time”.

Nota oficial divulgada pelo governo  deu boas vindas aos dois delegados, com elogios a Paulo Koerich, destacando sua atuação como secretário de Segurança em 2020 e, sobretudo, o sucesso das operações de combate a criminalidade em Santa Catarina, revelados pela queda nas estatísticas policiais.

Faz questão de destacar as funções exercidas por Akira Sato, ex-diretor da Acadepol e da Deic.

O deputado Mauricio Eskudlark(PL), delegado aposentado com trânsito na segurança, destacou as qualidades do novo Delegado Geral: “Tem experiência, bom relacionamento, é competente e sabe dialogar”.

Há indicativos de que a escolha do Delegado Akira Sato tem indicações de lideranças do MDB.  Fato que estaria explicando a saída antecipada de Paulo Koerich, prevista apenas na virada do ano.

Mais um sinal de o MDB está apostando na candidatura de Carlos Moisés, em sua filiação futura ou em algum projeto conjunto.

*

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...