Garagem 360

Blog automotivo focado em serviços. Novidades, dicas e informações para manter o seu carro sempre em perfeitas condições de uso.


VUCs: o que observar na manutenção dos freios

VUCs: o que observar na manutenção dos freios - Photo on Visualhunt.comVUCs: o que observar na manutenção dos freios - Photo on Visualhunt.com

O veículo urbano de carga (VUC) é um caminhão de porte pequeno utilizado principalmente em grandes centros urbanos, devido às restrições de frotas de grande porte. Os VUCs são opções estratégicas que facilitam o processo de entrega devido sua agilidade e tamanho, que favorecem na circulação, estacionamento e descarregamento dentro da cidade.

LEIA MAIS: Kawasaki chama Ninja 400 e Z400 para recall
Recall: Honda chama modelos CRF 1000L Africa Twin por falha na bomba de combustível

Uma das principais recomendações para esses veículos é realizar constantemente a revisão, em especial no sistema de freio – item essencial para garantir proteção na pista.

“É fundamental que a manutenção do veículo aconteça periodicamente para checar se todas as peças e sistemas estão em bom estado” aponta Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction do Brasil. “Não é somente a quebra de uma peça que pode ser prejudicial. O desgaste natural dos componentes também pode provocar graves acidentes, sendo assim, todo o sistema de freios incluindo pastilhas, sapatas e fluído devem ser revisados.”

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Veja, a seguir, como funcionam alguns dos principais itens desse sistema.

Pastilha
As pastilhas de freio são responsáveis por parar o movimento de rotação das rodas do veículo. É importante verificar se elas estão gastas ou com ruído durante a revisão.

Sapata
As sapatas compõem o sistema de freio a tambor. Elas recebem a força dos cilindros de roda e a utiliza para comprimir as lonas de freio contra o tambor, gerando atrito e desacelerando as rodas.

Fluido de freio
Também é importante checar o nível do fluido de freio. Se ele estiver abaixo do indicado, pode indicar o desgaste natural das pastilhas ou até mesmo vazamento.