Instituto Juarez Machado

Queila Madeira
Juliano Cruz
Juliano Cruz
Juliano Cruz
  • Ícone item da listaMuseu

O que fazer no Instituto Juarez Machado

Este é um espaço que merece ser visitado em Joinville. Dedicado a exposições de arte, o Instituto Juarez Machado conta com uma exposição permanente dos mais de 60 anos de carreira do artista joinvilense reconhecido mundialmente.

Juarez Machado é pintor, desenhista, cartunista, cenógrafo e também ator. Quando viveu no Rio de Janeiro, trabalhou nos principais jornais como ilustrador, tornando-se amigo de outros grandes nomes, como Ziraldo, Jaguar e Millôr Fernandes.

Ilustrou inúmeras capas de discos, produziu videoclipes e musicais de artistas como Elis Regina e Roberto Carlos. Desenhou para Oscar Niemeyer.

Nos quadros de Juarez, as cores são vibrantes, as linhas marcantes e a figura da mulher e de símbolos de Joinville, como a bicicleta e o guarda-chuva, estão muito presentes.

Aliás, dois de seus quadros aparecem no premiado filme “Le fabuleux destin d’Amélie Poulain” – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Suas cores vibrantes foram inspiração para o diretor do longa-metragem, Jean-Pierre Jeunet.

Além das próprias obras de Juarez, artistas locais, nacionais e internacionais também expõem seus trabalhos no instituto. O espaço conta com uma casa principal, que foi a casa dos pais de Juarez Machado, dois pavilhões de exposição, uma biblioteca artística e um jardim.

Passeando por entre os arbustos e as flores ornamentais, o visitante também encontra esculturas do artista.

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h.

Valor: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada). Às quartas-feiras ou para quem vai de bicicleta independentemente do dia, a entrada é gratuita.

Ícone de posição no mapa Rua Lages, 994, Centro, Joinville, SC

Deixe sua avaliação

Nenhum comentário encontrado,
seja o primeiro!

Explore mais conteúdos de Joinville