A primavera chegou, mas ainda há vários lugares para curtir as baixas temperaturas em belos cenários criados pela natureza a pouco mais de u ...
Bom Jardim da Serra é a porta de entrada da Serra Catarinense. Para quem deseja trafegar pela famosa Serra do Rio do Rastro, é a primeira cidade após a subida. O município com cerca de cinco mil habitantes (e predominantemente rural) é conhecido como a Capital das Águas. Isso porque reúne em seu território mais de 35 cachoeiras, algumas abertas à visitação, e 14 nascentes de rios.
Mas esse não é o único atrativo do lugar. A cidade conta com formações rochosas de tirar o fôlego. São três os principais cânions da cidade: Cânion do Funil, Cânion da Ronda e o Cânion das Laranjeiras. Por eles, você pode caminhar, fazer passeios de 4×4 ou cavalgar. A altitude média de Bom Jardim da Serra é de 1.245 metros, com pico de 1.800 metros em seu ponto mais elevado. Além das lindas paisagens, isso coloca a cidade na rota do frio em Santa Catarina.
Além disso, por lá é possível ter contato com a natureza e com a vida campestre. Algumas propriedades rurais abrem suas portas para oferecer ao turista esse tipo de experiência. Para quem deseja fazer uma visita, a cidade conta com cerca de 40 opções de hospedagem, entre pousadas e hotéis, tanto no Centro quanto em áreas rurais. Ao todo, são 600 leitos disponíveis para curtir Bom Jardim da Serra.
Como chegar em Bom Jardim da Serra de carro
A cidade fica a 231 quilômetros de Florianópolis. O principal acesso se dá via BR-101 e pela Serra do Rio do Rastro. Atenção: pedágios ao longo do caminho.
Outra opção é pela BR-102, sem passar pela Serra do Rio do Rastro e sem pedágios.
Como chegar em Bom Jardim da Serra de avião
A cidade não possui aeroporto. Os aeroportos mais próximos do município estão em Jaguaruna (105 quilômetros), Otacílio Costa (158 quilômetros) e Florianópolis (231 quilômetros).