Urupema

Ícone mouse

O que fazer em Urupema

Urupema é uma pequena cidade na Serra Catarinense, distante 200 quilômetros de Florianópolis. Com uma população de menos de 2.500 habitantes, está desenvolvendo seu turismo, especialmente rural. A estação do ano que mais atrai pessoas à cidade é o inverno, isso porque estamos falando da Capital Nacional do Frio.

Em 2021, registrou temperatura de -8,92ºC, o que rendeu o título ao município e a paisagem verdejante dos morros se transforma. Fenômenos raros, como o sincelo, ocorrem por lá, assim como geadas e neve. A vegetação e a cascata congelada atraem pessoas do Brasil todo que querem viver o frio.

Mas nas outras estações do ano Urupema também oferece atrações e belas paisagens. No outono, por exemplo, a revoada de mais de 20 mil papagaios-charão vindos do Rio Grande do Sul leva turistas até de fora do Brasil para a cidade. Por ter uma grande concentração de araucárias preservadas, as aves se hospedam na serra para se alimentar de pinhão.

Já na primavera tem início a florada da maçã e, no período da colheita, algumas propriedades abrem suas porteiras para visitação e participação no processo. Sem falar nas trilhas e paisagens rurais.

Urupema é um lugar para descansar em contato com a natureza. Uma cidade tranquila e ótima para quem quer conhecer o jeito campeiro de ser.

Como chegar em Urupema de carro

A cidade fica a 200 quilômetros de Florianópolis. O principal acesso se dá via BR-282 em direção a Lages. O caminho até a cidade passa por Rio Rufino, pela BR-475, e depois pela SC-112.

Como chegar em Urupema de avião

Urupema não possui aeroporto comercial. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto de Correia Pinto, próximo a Lages. De lá até Urupema é possível ir de carro.

Deixe sua avaliação

Nenhum comentário encontrado,
seja o primeiro!

Explore os conteúdos da cidade