Agora motivo de orgulho, skate já foi proibido nas ruas de Blumenau

Palco do primeiro troféu da "fadinha" Rayssa Leal, Blumenau já proibiu skate pelas ruas até 2007

Nesta segunda-feira (26) o skate se tornou um dos assuntos mais falados nas redes sociais. Muito por conta da conquista das medalhas de prata de Kelvin Hoefler e Rayssa Leal, a fadinha. Mas a modalidade que estreou nestes Jogos Olímpicos nem sempre teve este prestígio. Já foi, inclusive, proibido andar de skate pelas ruas de Blumenau, no Vale do Itajaí.

Blumenau já proibiu a prática de skate nas ruas da cidadePalco da primeira conquista do Campeonato Brasileiro de Rayssa Leal, Blumenau já proibiu a prática de skate nas ruas da cidade – Foto: Reprodução/Redes Sociais/ND

A cidade que hoje está na história de Rayssa, sendo a cidade que a atleta ganhou o primeiro Campeonato Brasileiro de Street Skate, teve uma lei, não tão distante, proibindo a circulação por algumas ruas. A lei 4.492 foi sancionada em 1995 pelo então prefeito Décio Lima (PT).

No texto, a lei regulamentava a circulação das bicicletas pelas ruas da cidade, mas o 2º artigo tratou também sobre a proibição dos equipamentos na região central do município.

“É proibido andar de skates e brinquedos similares sobre os passeios públicos, das vias públicas corredores de ônibus e no centro da cidade, no trecho compreendido entre a alameda Duque de Caxias e a rua Amadeu da Luz e entre a avenida Castelo Branco e a rua 7 de Setembro, incluídas as referidas vias públicas”, dizia o texto.

A lei previa ainda a retenção do ‘veículo’ além de multa e aplicação de uma advertência. Tal lei foi revogada apenas em 2007, pelo prefeito da época João Paulo Kleinübing (DEM).

O cenário hoje já é um pouco diferente. Além de ver skatistas utilizando o equipamento como meio de transporte, também é possível encontrá-los na pista de skate construída no Parque Ramiro Ruediger, praticando saltos e manobras.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Skate

Loading...