Após fazer história no surfe, catarinense Laura Raupp projeta desafios para 2022

Manezinha da Ilha destaca as maiores mudanças desde o título na etapa do QS na Praia Mole, em Florianópolis, e fala sobre o foco principal para o ano

A catarinense Laura Raupp fez história na etapa de qualificação do WSL (Liga Mundial de Surfe, em inglês), disputado na Praia Mole, em Florianópolis, em novembro de 2021. Após vencer seu primeiro evento da competição, a Manezinha da Ilha já projeta os desafios para 2022.

Laura Raupp, Surfe, Florianópolis, – Foto: Márcio David/Divulgação/NDLaura Raupp, Surfe, Florianópolis, – Foto: Márcio David/Divulgação/ND

A surfista conversou com a reportagem do ND+ entre uma onda e outra na sua passagem pelo Havaí, nos Estados Unidos, na última quarta-feira (29). Mesmo com apenas 15 anos, ela já se sente confortável para se aventurar em um dos principais palcos da modalidade.

“É a minha terceira vez no Havaí e sempre será uma experiência irada e com altas ondas em um dos principais cenários do surfe mundial. Aqui você encontra vários profissionais na água e as ondas são muito boas e isso tudo é irado”, ressalta Laura Raupp.

Cerca de um mês e meio atrás, a Manezinha da Ilha estreava em etapas do QS da QSL. Além da primeira vez, ela levou o título após enfrentar a peruana Arena Vargas. Segundo ela, a rotina de treinos não mudou, mas elevou a carga de responsabilidades.

Laura Raupp venceu o QS disputado na Praia Mole, em Florianópolis – Foto: Internet/Reprodução/NDLaura Raupp venceu o QS disputado na Praia Mole, em Florianópolis – Foto: Internet/Reprodução/ND

“Eu tenho mais compromissos em relação aos patrocinadores. Agora, muitas pessoas me conhecem e foi uma visibilidade incrível. Eu estou muito feliz porque foi uma conquista muito grande, meu primeiro QS e tenho certeza que não será o último”, declara a surfista.

Moradora do Rio Tavares, no Leste da Ilha de Santa Catarina, Laura Raupp começou a surfar com apenas 11 anos e sempre apoiada dos pais.

“Eles sempre me levaram nas praias do Campeche e do Matadeiro, que são praias mais fáceis para aprender a surfar. As principais pessoas a me apoiar e apresentar o surfe foram os meus pais, principalmente meu pai [Gustavo Raupp], que é um grande surfista. Eu tenho certeza que sem ele eu não seria quem eu sou e provavelmente não surfaria”, destaca.

Enquanto Gustavo Raupp auxilia como Surf Coach, a mãe, Giorgia Maciel, foca na parte de fisioterapia da atleta. Atualmente, Laura Raupp é a 4ª colocada no ranking da QS, vice-campeã Sul-Americana e brasileira do Pró-Júnior. No entanto, ela ressalta que os planos para 2022 é seguir brigando pelo topo de todas as competições.

“Meu maior objetivo é ficar entre as cinco melhores no ranking do Sul-Americano para entrar no Challenger Series, onde se classifica para o CT, e que está dividido entre quatro etapas e o importante é conseguir um bom resultado”, finaliza Laura Raupp.

Relembre a campanha

A primeira bateria ficou marcada já pelo encontro com Arena Vargas, que fechou como líder com 10.84 e a catarinense com 8.43. Já na segunda, Laura Raupp enfrentou outra peruana, a já consagrada Daniella Rosas, que fechou com 10.83 e seguida da Manezinha da Ilha com 9.70.

Na fase seguinte, a disputa foi realizada em duplas, onde Laura Raupp finalizou com duas ótimas ondas de sete e nove pontos, totalizando 16 pontos. Enquanto isso, a brasileira Isabelle Nalu fechou com 6.50.

Laura Raupp garantiu a vaga para a final do QS após cravar 10 pontos e eliminar a peruana Arena Vargas, que marcou 8.83 nas duas ondas.

A decisão foi diante de Melanie Giunta, do Peru. Na ocasião, Laura Raupp pegou 11 ondas e garantiu as duas melhores com 5.50 e 5.70, o suficiente para marca 11.20. Enquanto isso, a adversária ficou com 10.74 pontos. Com o título do QS disputado na Praia Mole, Laura Raupp garantiu 1 mil pontos para a classificação do QS.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Surfe

Loading...