Circuito de surfe em SC promete igualdade de premiação para homens e mulheres

Praia da Ferrugem, em Garopaba, sediará a 1ª etapa do WSL Qualifying Series de 21 a 24 de abril

O Circuito Banco do Brasil de Surfe, uma das novidades da temporada 2022 do World Surf League Qualifying Series, cuja abertura acontece nesta quarta-feira (21) na Praia da Ferrugem, em Garopaba (SC), traz a igualdade de premiações entre homens e mulheres como bandeira.

Maya Carpinelli tem 15 anos e é de Florianópolis – Foto: Reprodução internetAté o dia 24 de abril, o evento esportivo reunirá participantes da região Sul, sobretudo do litoral catarinense, como também da Argentina, Equador, Peru, Chile e Uruguai. Os campeões dos rankings masculino e feminino ganharão um convite (wildcard) especial para participar da etapa do Challenger Series, em Saquarema, no Rio de Janeiro, em novembro.

Aos 15 anos, Maya Carpinelli, nascida em Florianópolis e moradora de Garopaba, é uma das inscritas na competição.

“Meu pai foi surfista e nossa família sempre teve um estilo de vida voltado para o surfe, tanto que pego onda desde os 12 anos. Estou muito animada para participar do Circuito em casa, lugar onde aprendi a surfar, e ter a chance de lutar por uma vaga para o CS de Saquarema”, diz a jovem que já foi Campeã Catarinense Sub-14 e 5ª colocada no ranking brasileiro Sub-16. Atualmente ela está no Sub-18.

“Eu acho importantíssima essa oportunidade que a WSL está dando e, a partir daí, ter a chance de ganhar mais visibilidade para conseguir mais apoio e chegar um dia à classificação para a elite mundial”, completa ela, que como muitos, sonha em disputar o Championship Tour da WSL.

Vale ressaltar que para a 1ª etapa, todas as 112 vagas do masculino e as 32 do feminino já foram preenchidas e há mais 23 na lista de espera.

Atrações na Praia da Ferrugem

Além de incentivar as categorias de base e fomentar campeões, o Circuito Banco do Brasil de Surfe terá várias atrações para o público e ações para uma vida mais sustentável: aulas de surfe com monitores especializados para diferentes níveis; empréstimo de pranchas com monitoria e até reparos rápidos de pranchas para atletas e moradores locais; futevôlei, beach tennis, vôlei de praia, aulas funcionais e yoga.

Paralelamente, haverá grande rigor e controle na utilização de plástico. Será organizada uma coleta seletiva e gestão de resíduos, ou seja, todos os resíduos serão separados e enviados para cooperativas locais de reciclagem. E, em parceria com instituições de Garopaba, está programado o plantio de mudas da vegetação nativa local.

Todas as etapas serão transmitidas ao vivo no WorldSurfLeague.com e também pelo Aplicativo e canal no YouTube da World Surf League.

Calendário do Circuito em abril

Etapa 1: 21 a 24/abril – Praia da Ferrugem, Garopaba (SC)

Etapa 2: 12 a 15/maio – Praia de Stella Maris, Salvador (BA)

Etapa 3: 25 a 28/agosto – Praia de Itamambuca, Ubatuba (SP)

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Diversa+ na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Surfe

Loading...