Mancha

marcelo.cabral@ndtv.com.br O melhor dos esportes de ação, olímpicos, artes-marciais e modalidades não convencionais, com o olhar diferente e multicultural de Marcelo Mancha. Se deixar ele coloca um som para embalar as notícias e dar movimento aos atletas que brilham no Brasil e no Mundo! Aqui o esporte tem espaço. Só vem!


VÍDEOS E FOTOS: Surfe, skate e família com os gêmeos Lemiska em Florianópolis

Heitor e Akilles, os gêmeos Lemiska da Praia do Santinho, fazem parte do futuro do surfe em Florianópolis

Recebi uma vez uma mensagem no Instagram. O remetente atendia por @lemiska_twins, ou seja os Gêmeos Lemiska. Ele enviou um vídeo. Quando dei o play fiquei surpreso. Era um moleque galego surfando no Norte da Ilha de Santa Catarina. Na cena seguinte percebi que esses moleques se multiplicavam, agora eram dois. Virei fã na hora.

Gêmeos Lemiska: Heitor e Akilles no colo do papai Ivan e da mamãe Danielle em dia de jogo da Seleção – Foto: Arquivo pessoalGêmeos Lemiska: Heitor e Akilles no colo do papai Ivan e da mamãe Danielle em dia de jogo da Seleção – Foto: Arquivo pessoal

Os gêmeos Heitor e Akilles Lemiska quando tinham 2 anos conheceram o skate. Estavam passeando em família e ficaram vidrados em um garoto arriscando umas manobras na praça. Olharam tanto para o skatista mirim, que o moleque perguntou se eles queriam dar umas voltas.

Tudo começou no Skate

Aceitaram a oferta e se divertiram com o “brinquedo emprestado” por alguns minutos. Nos dias seguintes, insistiram tanto que os pais Ivan e Danielle compraram um skate para a dupla. O skate logo virou o brinquedo preferido dos irmãos, até um certo dia de verão em Florianópolis.

Gêmeos Heitor e Akilles em ação no skate, uma das paixões dos irmão Lemiska – Foto: divulgação gêmeos lemiskaGêmeos Heitor e Akilles em ação no skate, uma das paixões dos irmão Lemiska – Foto: divulgação gêmeos lemiska

A Descoberta do Surfe

Os pequenos brincavam na areia da Praia do Santinho, onde moram, quando perceberam o vai e vem dos surfistas com suas roupas de borracha e suas pranchas coloridas.

Quando entenderam que aquelas pranchas deslizavam nas ondas, de um jeito parecido com o skate no asfalto, não deu outra: “Pai, nós ‘quelemos’ uma ‘plancha’!”. Uma frase que mudou a vida da família Lemiska. Estavam prestes a completar três anos.

Mini-surfistas manezinhos: Heitor e Akilles azucrinando nas ondas – Vídeo: divulgação gêmeos lemiska

Aos 4 anos de idade falaram para os pais que o skate seria para curtir e o surfe, eles levariam a sério para se tornarem profissionais do esporte.

Decididos, começaram a viver todo o lifestyle que cerca o surfe, com treinos semanais, escolhendo e usando roupas na vibe do surfe e para completar a estileira da dupla, os cabelos compridos, realçados pelo loiro natural da família Lemsika.

Inseparáveis: irmãos Heitor e Akilles só na estileira do surfe e do cabelo comprido – Foto: divulgação gêmeos lemiskaInseparáveis: irmãos Heitor e Akilles só na estileira do surfe e do cabelo comprido – Foto: divulgação gêmeos lemiska

Transformação

A vida da família passou por uma transformação. O pai e a mãe, que antes não tinham conexão alguma com o surfe, começaram a se dedicar e participar do sonho dos filhos.

Ivan virou uma espécie de “equipe de apoio”, levando e acompanhando Heitor e Akilles para todos os cantos, entrando no mar para ajudar nas ondas, organizando a carreira e as despesas da dupla.

Já mamãe Danielle se especializou nas filmagens. Comprou uma câmera filmadora, um tripé, estudou e hoje registra tudo que os pequenos fazem dentro e fora do mar.

Segura os moleques: Akilles mandando aquela backside espirrando água – Vídeo: divulgação gêmeos lemiska

Hoje a rotina da Família Lemiska é agitada. Além dos treinos de surfe, tem as aulas de violão, rolezinhos de skate, escola e muitos desenhos, isso mesmo, a duplinha manda muito bem na arte, com papel e caneta nas mãos, eles detonam também. Os preferidos são os personagens dos vídeo-games, animes e super-heróis.

Durante a pandemia, alguns campeonatos rolaram pela região e eles pediram para o pai: “Queremos competir, pra ver como é, pai”. A experiência foi positiva e a dupla pode viver os momentos de competição, conhecer outras crianças, fazer amizade, trocar ideias e entender desde cedo como funciona o dia a dia de um atleta, profissional ou amador.

Dia de conhecer o ídolo: Fotinho registrada com Gabriel Medina, tricampeão Mundial de Surfe – Foto: divulgação gêmeos lemiskaDia de conhecer o ídolo: Fotinho registrada com Gabriel Medina, tricampeão Mundial de Surfe – Foto: divulgação gêmeos lemiska

Sessão de Fotos: 3, 2, 1

Nos últimos tempos uma novidade entrou na rotina da dupla. Os irmãos começaram a fazer alguns trabalhos como modelos fotográficos para marcas de roupas e acessórios, com coleções infantis. Ficaram muito boas as sessões, olha aí.

Dia de modelo: gêmeos Lemiska em dia de sessão de fotos - divulgação gêmeos lemiska
1 2
Dia de modelo: gêmeos Lemiska em dia de sessão de fotos - divulgação gêmeos lemiska
Gêmeos Lemiska são estilo Surf nas fotografias - divulgação gêmeos lemiska
2 2
Gêmeos Lemiska são estilo Surf nas fotografias - divulgação gêmeos lemiska

Com toda a dedicação e o suporte dos pais, os dois que sempre mostraram talento e intimidade com as ondas, começaram a ganhar destaque na mídia e nas redes sociais.

Algumas matérias na NDTV, Portal ND+ e em outros veículos locais e nacionais mostraram a história da dupla, ajudando a atrair o interesse de apoiadores e patrocinadores.

Eles estiveram até no programa Troca de Casais da Record TV, exibido em todo território nacional. Importante demais, pois os gastos para manter os gêmeos no esporte, são dobrados em material, viagens, equipamentos, estudos, alimentação e por aí vai.

Em fevereiro, Heitor e Akilles visitaram e surfaram em uma piscina de ondas em São Paulo, mas essa é uma outra história que eu vou contar aqui, em breve, no ND+.

Experiências: Heitor nas ondas da piscina em São Paulo – Foto: SEBASTIAN ROJAS/NDExperiências: Heitor nas ondas da piscina em São Paulo – Foto: SEBASTIAN ROJAS/ND

Não tenho dúvida que esses dois vão chegar longe no surfe. O futuro do esporte aqui na Ilha segue bem representado pela dupla e por tantos outros surfistas que já estão despontando nas praias por aí.

A receita tem:

Dedicação dos pais, amor dos gêmeos pelo esporte, talento da dupla e pressão zero em busca de resultados imediatos. O lance aqui é diversão também, afinal, eles só têm 8 anos.

Aliás, hoje não tem onda, vamos andar de bike? Quem topa? “Eu topo!”, disse um. “Pode ser depois? Tô com outra ideia pra gente!”, disse o outro. Esses gêmeos…

Heitor de front: manobras e muito amor dos pais em cada manobra – Vídeo: Divulgação gêmeos lemiska

Arena ND+

O dia 29 de março fica marcado como uma data especial para os amantes do esporte em Santa Catarina, com o pontapé inicial do projeto Arena ND+, plataforma digital do Grupo ND voltada para todas as modalidades e sempre atenta à maior paixão do torcedor: o seu time do coração. Acesse a plataforma aqui.

Participe do grupo e receba as principais notícias
do esporte de Santa Catarina e do Brasil na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Loading...