Escola do Teatro Bolshoi em Joinville seleciona novos alunos

Mais de 1.500 candidatos participam neste fim de semana da audição promovida pela filial da companhia russa

Vanderleia Macalossi/divulgação/ND

Índice chegou a 70 candidatos por vaga, são crianças e adolescentes de todo o país e da Argentina

A determinação e curiosidade pelo novo caminho movem, durante o final de semana, mais de 1.500 candidatos em busca de uma vaga na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Em sua 16ª Audição o índice chegou a 70 candidatos por vaga, são crianças e adolescentes de todo o país e da Argentina que sonham com uma vaga na única filial do Teatro Bolshoi de Moscou.

Rafaela Cristina Borges, 11, foi aprovada na pré-indicação de Joinville e agora participa da grande seleção. “Gostei de ter participado da primeira etapa. Estou nervosa com o que está por vir, mas estou muito confiante.”

A paixão pela dança uniu as irmãs Maria Clara Ferreira da Silva, 10, e Monalisa Ferreira da Silva, 9, que juntas participam da Audição Nacional. “Eu comecei a fazer balé e influenciei a Monalisa. Pesquisando soube que a Escola Bolshoi forma grandes bailarinos profissionais, que é o que queremos ser no futuro”, diz Maria Clara.

Há também os incentivadores. O professor de dança contemporânea, Carlos Fonseca, 42, abriu as portas de sua academia para a pre-indicação que aconteceu em Araraquara/SP. Lá foram selecionados quatro alunos, que agora buscam uma vaga. “É uma experiência muito enriquecedora poder participar da audição da Escola Bolshoi. É a segunda vez que participamos, já temos um aluno nosso estudando aqui e espero trazer cada vez mais”, diz.

A audição consiste em duas etapas: a médico-fisioterápica quando fisioterapeutas, médicos, professores de educação física e de dança analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea e somatotipo, força, musculatura, articulações. A segunda é a artístico-musical e cognitiva quando profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também o desempenho intelectual dos candidatos.

 Vagas oferecidas

– 40 vagas para a 1º série (20 vagas turma masculina e 20 vagas turma feminina), que podem ou não ser preenchidas;
– as vagas para as demais séries são preenchidas conforme a idade, nível técnico e disponibilidade nas turmas já existentes.

Disciplinas do programa curricular

Dança Clássica; Prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical e Rítmica; Repertório; Folclore Brasileiro; Dança a Caráter; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Joinville e região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Teatro

Loading...