Espetáculo “The Best of Broadway” abre sábado (14) no TAC com mix de musicais norte-americanos

Com um repertório de 24 canções conhecidas dos palcos musicais, serão cinco apresentações ao longo de sábado e domingo

 

Rosane Lima

Elenco de 35 atores ensaiou pelos últimos três meses para a apresentação

“Cats”, “Cabaret”, “New York, New York”, “Chicago”, “Hairspray”… Nomes de musicais clássicos que pode­riam estar estampados em dife­rentes placas luminosas ao longo da Broadway, em Nova York, es­tarão todos concentrados no palco do TAC (Teatro Álvaro de Carva­lho) neste fim de semana. O musi­cal “The Best of Broadway”, da Cia Grito de Teatro, estreia no sábado em nova versão, com um elenco de 35 atores e um repertório de 24 canções consagradas no teatro musical.

O espetáculo estreou original­mente quatro anos atrás, e foi o primeiro musical da Cia Grito, que foi criada em 2005 com foco no teatro contemporâneo. O diretor Rodrigo Marques voltou de uma especialização em teatro musi­cal em Londres e decidiu montar uma apresentação desse gênero em 2008. Assim surgiu a ideia de “The Best of Broadway”, que é de autoria dele e tem o roteiro de Ju­lia Darella.

A protagonista do musical é Sofia, interpretada pelas atrizes Gabriella Ferrari e Débora Almei­da, uma brasileira que vai para Nova York tentar a sorte na Broa­dway. Quando chega lá, ela traba­lha como garçonete e depois que conhece uma diretora de musicais e chega à conclusão de que terá que se vender para atingir o su­cesso. O espetáculo é contado do ponto de vista de Sofia mais velha, e mostra a sua ascensão no mundo da Broadway e o momento de de­cadência, quando ela se pergunta se a fama vale o preço que se paga por ela. A música tema é “Listen”, de “Dreamgirls”, consagrada na voz de Beyonceé na versão cine­matográfica do musical.

“Eu gosto de teatro de entrete­nimento, que as pessoas venham para se divertir e saiam se sentin­do bem”, diz Marques, enquanto dirige o elenco durante um ensaio no TAC. É esse o pensamento que o fez se afastar do teatro contem­porâneo. “Quer mais entreteni­mento que musical?”

Exatamente como o diretor imaginou

 Em 2008, o espetáculo foi montado com uma estrutura bem reduzida, por um grupo de 17 pessoas, entre elenco e produção. “Quando eu pensei em ‘The Best of Broadway’, era exatamente como estamos montando agora. Era o meu sonho”, conta o autor e diretor Rodrigo Marques. Com mais recursos, a companhia agora apresenta o espetáculo com uma hora e 35 minutos de duração. “Temos um público cativo e a gente quer mostrar para eles o resultado desses anos de muito trabalho e foco”, diz.

Aremontagem é uma despedida para Marques. Ele foi aceito no programa de conservatório da AMDA(sigla em inglês para Academia Musical e Dramática Americana), em Nova York, e vai morar lá pelo menos pelos próximos dois anos. Como último espetáculo em Florianópolis durante esse período, Marques escolheu “The Best of Broadway”.

Apreparação se deu em três meses de ensaio, em um regime intenso de 25 a 30 horas semanais. “Agente trabalha muito rápido, é uma característica da companhia”, diz o diretor. O espetáculo terá cinco sessões neste fim de semana.

Serviço

O que: Espetáculo musical “The Best of Broadway”

Quando: 14/4, 19h30min e 21h30min; 15/4, 16h, 18h e 20h30min

Onde: TAC (Teatro Álvaro Carvalho), rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, tel.: 3028-8070 / 3028-8071

Quanto: R$ 40 (R$ 20 meia)

Acesse e receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Teatro