A partir de maio, terminais do transporte coletivo de Florianópolis terão wi-fi gratuita

Além disso, os usuários terão à disposição painéis eletrônicos que anunciarão quando faltará até o ônibus chegar

A partir de maio os usuários do transporte coletivo de Florianópolis terão à disposição o SAO (Sistema de Apoio à Operação). Entre as vantagens para os usuários está saber, por meio de aplicativo, onde está o veículo e em quanto tempo ele chegará ao ponto. A mesma tecnologia estará disponível nos terminais, por meio de paineis. Outra melhoria será o aviso sonoro quando os coletivos chegarem aos pontos de parada, o que ajudará principalmente aos usuários com deficiência visual.

Marco Santiago/Arquivo/ND

Sistema será aprimorado para garantir mais conforto aos usuários

Com a implantação, a Secretaria de Mobilidade Urbana poderá fazer o gerenciamento e a programação das viagens em tempo real. A partir desse gerenciamento, por exemplo, será possível acrescentar um veículo extra ao sistema, quando houver superlotação do quadro disponível.

A sede do sistema está em fase de construção, no bairro de Capoeiras (região continental). O terreno foi doado pelo município e os R$ 35 milhões que estão sendo investidos estavam previstos no edital de licitações, vencido pelo Consórcio Fênix, em 2014. Após os 20 anos de concessão, todo o complexo será revertido para a cidade. 

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Vinicius Cofferri, esta era uma demanda antiga. “Na elaboração do edital, percebemos as deficiências nas informações necessárias ao planejamento da operação e principalmente aos usuários. Por isso, o sistema é uma revolução na qualidade e confiabilidade das informações prestadas e principalmente para tomadas de decisões rápidas e acertadas”, informou Cofferri.

Informação ao usuário

Com o sistema, os terminais terão acesso à internet, garantindo aos usuários do sistema conexão com as bases de consulta disponíveis. Já os passageiros do serviço executivo, os “amarelinhos”, poderão utilizar a rede wi-fi dentro dos veículos. Aos usuários, será possível ainda planejar o deslocamento, permitindo o traçado de rotas, entre origem e destino, incluindo os deslocamentos necessários a pé, localização dos pontos, linhas e transbordos necessários. 

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tecnologia

Loading...