Dois quilos de amostras da Lua chegam à Terra em sonda chinesa

Objetivo é que material auxilie na compreensão da história lunar e na melhoria das tecnologias da astronomia chinesa

Pousou na Terra, nesta quinta-feira (17), uma sonda chinesa trazendo dois quilos de amostras da superfície da Lua. A primeira missão deste tipo em mais de 40 anos é considerada uma vitória tecnológica no espaço para a humanidade.

sonda chinesa pousa na terraA sonda estava no espaço desde novembro – Foto: News CN/Reprodução

Diante da empreitada, a China se torna o terceiro país a ter coletas de amostras lunares. As informações foram divulgadas pela Administração Espacial Nacional da China em um comunicado oficial. “O módulo do projeto de exploração lunar Chang’e 5 pousou com sucesso na área planejada”, disse a entidade.

A esperança é que as amostras possam ajudar na compreensão da história lunar e melhorar as tecnologias necessárias para a ida de astronautas chineses à Lua, prevista para 2030.

“A conquista brilhante de vocês ficará para sempre gravada na memória de nossa pátria e de nosso povo”, disse o presidente Xi Jinping.

No espaço desde 24 de novembro, a sonda aterrissou em uma província no norte da Mongólia Interior e já foi resgatada pelo governo chinês. Ao todo, o equipamento pesa mais de 8 toneladas e é a maior já enviada pelo país asiático ao espaço.

+

Tecnologia

Loading...