As oportunidades do ecossistema de startups em Santa Catarina

Fervorosamente, as startups se desenvolvem em ritmo acelerado no ecossistema do estado catarinense

O termo ecossistema surge na biologia e lá corresponde todos os elementos que fazem parte desse ambiente, proliferando e constituindo uma harmonia natural em direção ao seu desenvolvimento.

Levando esse conceito para o mundo das startups e empreendedorismo, o ecossistema comporta todos os stackholder que de uma forma ou outra são impactados pelo ambiente:  os empreendedores, as empresas  e o governo que alimenta o empreendedorismo naquela região. Atuantes no mesmo segmento ou em diferentes áreas, às startups contribuem com esse ecossistema com grandes tecnologias e inovações.

Esse ecossistema é afetado e influenciado por diversas coisas à sua volta. Na natureza ele se altera devido a questões como luz do sol, temperatura, chuvas, vegetação e animais que acoplam àquele ambiente. No mundo empreendedor o ecossistema das startups impacta diretamente na sustentabilidade, economia e a qualidade de vida daquela região.

Um ecossistema mais sustentável e que apresente uma boa qualidade de vida para as startups será altamente conquistador de boas finanças e irá atingir níveis mais altos em comparação a outros ecossistemas. Prova disso, é o que vemos acontecendo em Santa Catarina.

As startups se desenvolvem em ritmo acelerado no ecossistema do estado catarinense – Foto: Divulgação/Condor ConnectAs startups se desenvolvem em ritmo acelerado no ecossistema do estado catarinense – Foto: Divulgação/Condor Connect

O estado é tão promissor que já leva apelidos de ecossistemas de sucesso internacional como, a Manchester de Santa Catarina, atribuído a cidade de Joinville, e a Ilha do Silício para a capital Florianópolis. Esses apelidos são reflexos do alto desenvolvimento das startups no estado, tornando Santa Catarina um dos estados de maior influência no ecossistema das startups.

Hoje já são mais de 120 startups no estado, e é um número que tende a crescer rapidamente. Para as startups e empreendedores, Santa Catarina representa um mar de novas oportunidades que projeta e permite a seus empreendedores sustentabilidade e impulsionamento econômico. 

O ecossistema em Santa Catarina é uma comunidade, ela é muito conectada. As pessoas conversam, se conhecem, trocando ideias, sem haver competição, um ajudando o outro a crescer. Acho que senso de comunidade explica muito bem qual é a ótica do ecossistema – Giovani Bernardo, CEO e fundador da Habitat 4.0

O ecossistema das startups chega para contaminar as empresas tradicionais

Com agilidade e soluções inovadoras as startups estão determinando uma nova forma de conquistar o mercado, com base tecnológica e um grande poder de execução.

Capazes de alcançar níveis extraordinários em tão pouco tempo, essas organizações chegam para romper com o tradicionalismo vivido já há anos em nosso mercado. São disruptivas e trazem consigo ferramentas e recursos tecnológicos que otimizam as funcionalidades de uma empresa com o intuito de evoluir sempre.

Dessa forma, as empresas tradicionais caminham para o mesmo destino que as startups, pois enxergam na sua grandeza a capacidade de lucrar com pouco investimento e sem possuir tempo de mercado.

Por mais que algumas empresas tradicionais já se rendam à inovação e ao fomento das startups, outras ainda não conseguem criar essa sinergia com elas. O mercado sempre será competitivo e essas empresas, com suas preferências, optam por rebater as startups e a quantidade de inovações que oferecem.

No entanto, é uma luta em vão e logo a derrota será iminente, pois cada vez mais as startups vem dominando o mercado.

No ecossistema das startups, você sabe o que é uma incubadora?

As incubadoras de startups exercem um papel fundamental para que essas empresas se consolidem no mercado e o conquistem. Elas auxiliam os empreendedores a superar seus primeiros desafios na hora de criarem suas startups.

Dentro da incubadora o empreendedor recebe as melhores dicas e orientações que irão guiá-lo no mercado, podendo assim o empreendedor focar nas escolhas certas e no planejamento ideal que possa virar uma tendência inovadora.

Mas lembre-se:

Empreendedor é aquele que resolve problemas, quando ele o encontra deve olhar como uma oportunidade e então conseguiremos realizar algo diferente –Fabiano Dell’Agnolo, Executivo do Join.Valle

Quer saber mais? Fique por dentro de nosso bate-papo completo

As oportunidades do ecossistema de startups em Santa Catarina

As oportunidades do ecossistema de startups em Santa CatarinaKauana Yrina recebe Giovani Bernardo, CEO e fundados da Habitat 4.0, e Fabiano Dell'Agnolo, Executivo do Join.Valle, para conversar sobre as oportunidades para as startups no estado de Santa Catarina.

Posted by ND Mais on Friday, July 16, 2021

Ou se preferir, ouça como podcast

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

+

Tecnologia

Loading...