Atualização de software da Apple contará com sobreposição de vídeos; confira

Lançamento conta ainda com novo Watch Series 6, o iPad Air e o iPad da oitava geração

Está programado para esta quarta-feira (16) o lançamento do novo iOS da Apple, quando também será apresentado o Watch Series 6, o iPad Air e o iPad da oitava geração.

Conferência 2019 – Foto: Divulgação/ND

O software estará disponível a partir do iPhone 6s. Os usuários terão acesso a uma tela inicial redesenhada, galeria de widgets e clipes de aplicativos, junto com uma nova interface Siri. A empresa também está lançando seu iPadOS 14, que atualiza o Apple Pencil e permite a conversão da escrita à mão em letras digitadas, além de reconhecer caracteres chineses e o alfabeto inglês padrão.

O novo software foi projetado para usuários com necessidades especiais, permitindo realizar determinados comandos e tarefas com um simples toque na parte traseira do dispositivo duas ou três vezes.

Atualizações

Entre as principais atualizações há uma biblioteca de aplicativos que oferece aos usuários uma maneira mais fácil de acessá-los, sem ter que rolar por muitas páginas; além de um recurso que organiza aplicativos automaticamente com base nas semelhanças.

A Apple introduziu ainda um recurso picture-in-picture, que sobrepõe vídeos sobre outros aplicativos para que os usuários possam continuar assistindo enquanto enviam mensagens de texto ou realizam outras tarefas.

A empresa redesenhou sua assistente de voz, Siri, para torná-la menos invasiva quando ativada. Em vez de preencher a tela com a interface da Siri, um novo design irá se sobrepor a uma pequena bolha na parte inferior da tela, permitindo perceber quando a Siri está funcionando. A assistente também poderá enviar mensagens de voz. Neste caso, os usuários podem ativar a Siri e ditar a mensagem da mesma forma que fariam para uma mensagem de texto padrão.

O iOS 14 apresentará um novo aplicativo de tradução que, assim como o Google Translate, pode pegar mensagens de texto ou ditadas de áudio e convertê-las em 11 idiomas diferentes – inglês, mandarim, francês, alemão, espanhol, italiano, japonês, coreano, árabe, português e russo.

O iMessage da Apple receberá algumas atualizações. O aplicativo vai imitar uma experiência com estilo de mídia social, quando os usuários podem digitar o nome da pessoa a quem estão se dirigindo e notificá-las de que estão sendo abordados em um tópico de grupo.

+

Tecnologia