Como as startups podem ajudar com a inovação

E levar a cultura da transformação digital para dentro das empresas tradicionais

A pandemia trouxe um outro ponto de vista para a área de tecnologia da informação dentro das grandes empresas. Muitas precisaram separar o operacional, que sustenta a infraestrutura para o negócio como um todo funcionar, da área de desenvolvimento, que traz a inovação.

O papel do desenvolvimento de software e das startups na transformação digital

De fato, as empresas que não estavam dentro do processo de transformação digital sofreram muito mais nesta pandemia. O que se percebe é que existe muito mais uma resistência cultural dentro das empresas ainda para esta transformação.

Muitas empresas acreditam que a transformação digital é a presença da marca nas redes digitais, e que investir em marketing digital é promover esta transformação. Na realidade a verdadeira transformação é aquela que é levada de ponta a ponta dentro da empresa.

A necessidade de implementar novas tecnologias digitais dentro das empresas, seja pela necessidade de implantação de um e-commerce ou para adaptar a estrutura da empresa para o trabalho remoto, fez com que estas empresas procurassem os profissionais de desenvolvimento de software.

Junto com a implantação de processos de desenvolvimento de software nas empresas, estes desenvolvedores ágeis passaram a se tornar porta-vozes da real transformação digital. Mostraram para as empresas que não basta contratar a inovação de fora, mas é preciso mudar a cultura das pessoas dentro da empresa para trazer esta inovação para dentro.

Se abrir para inovação pode ser um processo doloroso, pois meche com várias questões que já estão bem estruturadas e definidas nestas grandes empresas. É preciso entender que estes processos extremamente estruturados e rígidos precisam de uma evolução.

O tempo da inovação em empresas tradicionais é diferente

Segundo Leandro Oliveira, CEO da startup Vibbra, uma plataforma de contratação de profissionais de tecnologia focados em desenvolvimento de software em trabalho remoto, as empresas tradicionais demoram mais tempo para implantar um processo de inovação.

“Levamos em média 4 meses para fechar um projeto de inovação em uma empresa tradicional, falando com 15 pessoas… para as startups este tempo médio é de 1 semana e geralmente falamos com 1 pessoa somente!”

Os profissionais de tecnologia e as startups têm que mostrar que levar inovação não é simplesmente desenvolver um projeto. É preciso que este projeto esteja integrado as outras áreas da empresa para que a transformação digital possa acontecer.

Quando as empresas são muito grandes, existem várias áreas e várias hierarquias a serem consultadas antes que uma implementação nova possa surtir o efeito. E apesar da inovação trazer a proposta da agilidade, internamente a empresa ainda não está preparada para tal agilidade.

Adaptar toda a estrutura organizacional para uma inovação significa também mudar a forma de comunicação. É preciso falar na linguagem que a estrutura interna da empresa consiga entender num primeiro momento.

“Superando esta primeira resistência, as coisas fluem muito melhor.”

Não adianta apressar o rio, mas é preciso ensinar a remar

As startups podem trazer a velocidade do desenvolvimento ágil de software para dentro das empresas tradicionais e desta forma trabalhar colaborativamente para acelerar os projetos de inovação.

Mas não adianta querer mudar drasticamente os processos internos e impor a inovação para as pessoas dentro da organização. O processo de inovação deve ser construído junto e, deste modo, envolve em estimular as pessoas dentro da organização para levarem esta inovação adiante.

É comum muitos projetos de inovação não trazerem os benefícios planejados no início, bem como em não terem continuidade dentro das grandes empresas, justamente porque as pessoas na empresa não foram capacitadas, treinadas ou conscientizadas para tal.

Confira na íntegra a gravação deste bate papo enriquecedor:

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

+

Tecnologia