Como fazer o backup e restaurar suas mensagens no WhatsApp?

Como fazer o backup e restaurar suas mensagens no WhatsApp? - Webster2703 from PixabayComo fazer o backup e restaurar suas mensagens no WhatsApp? - Webster2703 from Pixabay

O WhatsApp se tornou queridinho dos brasileiros. Isso porque é um aplicativo gratuito, fácil de usar e conveniente para manter contato com amigos e familiares – ainda mais em tempos de pandemia. É bem provável que cada usuário tenha mensagens, fotos e vídeos importantes dentro da plataforma. Assim, é uma boa ideia fazer backup do conteúdo, para não perdê-lo. É exatamente o que você aprende a seguir.

Leia mais:
WhatsApp é o aplicativo mais usado pelos brasileiros durante a pandemia
Saiba como desabilitar o recurso “Visto por Último” do WhatsApp
WhatsApp: encaminhamento restrito reduz disseminação de fake news em 70%

Como fazer backup do WhatsApp no Android

Por padrão, o WhatsApp faz backup automático e salva mensagens na memória do telefone todos os dias. No entanto, dependendo das configurações, você pode não estar armazenando o conteúdo. Dessa forma, caso o aplicativo seja excluído ou reinstalado, textos, fotos e vídeos serão perdidos.

Aqui, a dica é manter o backup ativo. Uma boa maneira é usar o Google Drive para armazenar as informações. Assim, você pode alternar entre celulares com Android e continuar com suas mensagens e mídias aonde quer que vá. Veja como fazer backup:

1. Inicie o WhatsApp. Toque no ícone do menu no canto superior direito da tela e, em seguida, clique em “Configurações”.

2. Dê um toque em “Conversas”.

3. Procure por “Backup de conversas”.

4. Vá até “Fazer backup no Google Drive” para escolher a frequência com a qual você deseja fazer backup de suas conversas.

5. Clique na conta do Google que você deseja fazer backup.

6. Escolha “Permitir”.

7. Toque em “Incluir vídeos”, caso deseje fazer backup de tal mídia.

8. Aperte “Fazer backup” para iniciar seu primeiro armazenamento.

Pode ser necessário conectar o telefone na tomada ao fazer backup, pois o primeiro armazenamento pode demorar um pouco e comer bateria, dependendo do tamanho do conteúdo. O interessante é que todo backup que você executa após o primeiro é incremental. Isso significa que os novos conteúdo serão adicionados ao antigo.

Com tudo copiado, você poderá restaurar suas conversas sempre que reinstalar o WhatsApp. Observe que ao fazer backup no Google Drive, o app também oferece uma versão na memória interna do telefone, o que significa que isso ocupará algum espaço. Se você tiver um aplicativo de gerenciamento de arquivos pré-instalado, como o ES File Explorer, poderá entrar em seus arquivos e liberar espaço, se necessário.

Como restaurar conversas do WhatsApp a partir de um backup

Se você mudou de telefone ou teve que reinstalar o WhatsApp, é possível recuperar conversas e mídias a partir do backup feito pelo Google Drive. Veja como:

1. Inicie o WhatsApp. Toque em “Concordo” e continue.

2. Digite seu número de telefone para verificá-lo.

3. Pressione “Avançar”.

4. Clique em “OK”.

5. Selecione “Continuar”.

6. Toque em “Restaurar”.

7. Digite seu nome e aperte “Avançar”.

Como transferir backup entre Android e iPhone

Se você está pensando em mudar de um aparelho Android para um iOS, e deseja levar suas mensagens do WhatsApp com você, está sem sorte.

Quando o backup do WhatsApp é feito em um ​​telefone Android, ele usa o Google Drive. Já o aplicativo no iOS se comunica apenas com o iCloud. Logo, não há sincronia. O que você pode fazer é usar um programa para recuperar mensagens apagadas do WhatsApp no iPhone.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Loading...