Como nasce uma startup?

Esse nascimento pode-se resumir em apenas uma palavra: conturbado!

O nascimento de uma startup diferente do que muitos pensam, não é glorioso e abonado, ela nasce sem glamour algum; Sem grandes aportes e muito menos da noite para o dia.

Seus processos são evolutivos e podem resultar em brigas constantes, tanto consigo mesmo, quanto contra as barreiras do dia-a-dia.

Desde o momento em que nascem, até expandirem suas fronteiras, as startups passam por sessões de dificuldades extremas e desafios contínuos que definirão o futuro dessa empresa.

Desde o momento em que nascem as startups passam por sessões de dificuldades extremas e desafios contínuos – Foto: Divulgação/Condor ConnectDesde o momento em que nascem as startups passam por sessões de dificuldades extremas e desafios contínuos – Foto: Divulgação/Condor Connect

Cabe ao empreendedor ter persistência, acreditar em sua ideia e procurar ao máximo executá-la, mostrando ao mercado o quanto sua solução vale a pena. O empreendedor é fundamental para que a startup se desenvolva e alcance o nível desejado.

Por sua sorte, tem em mãos, uma empresa que cresce em ritmo acelerado e através de seus processos de evolução está atraindo bons investimentos. Que podem vir de investidores-anos, empresas que querem inovações ou até mesmo, outros empreendedores. 

Ao criar sua startup o empreendedor deve ter como objetivo principal solucionar alguma necessidade que encontra no mercado. Seja em melhorias de produtos, novas tendências que ele terá e corresponder com a dor do cliente, traçando essas métricas, o empreendedor irá atribuí-las a possíveis soluções criativas e inovadoras. 

Ainda assim, a vida de uma startup sempre haverá conturbações. As incertezas e imprevistos estarão sempre à espera, para testar a empresa, o empreendedor e provocar suas respostas.

Vencer esses momentos nem sempre será possível, embora, cabe ao empreendedor filtrar e aprender em todos os momentos. Não deixe que nada tire seu foco, cresça em tempos difíceis. 

As startups nascem da força de vontade, da persistência e da crença de que suas ideias valem a pena serem creditadas! 

Em momentos de dificuldade, onde a desistência parece ser o melhor caminha, a maturidade é fundamental para superar esse processo

No mundo das startups, os jovens são maioria e como todo jovem, a maturidade é fator alternativo e equivale às características de cada um.

Em momentos de tensão e incerteza, muitos abalos podem surgir. Sem a maturidade, não haverá calma e tranquilidade para entender o que está acontecendo e assim, poder suportar a fase ruim. E nesse momento que o empreendedor se vê mais próximo ao fim.

A maturidade é a chave para esses tempos de dificuldade e questionamentos. Embora nem sempre a maturidade e experiência vão impossibilitar que essa empresa tenha sucesso. Como nos conta Camila Garcia da startup Cuideme.Care.

A maturidade é importante sim e a experiência de vida contribui. Mas nenhum dos dois é impeditivo de fazer o negócio acontecer – Afirma Camila.

É importante lembrar também, que a experiência e a maturidade não são sinônimo de idade. Uma pessoa mais nova sim, pode ter muito mais características maduras do que alguém mais velho.

Outro fator que contribui positivamente para a superação de momentos de fragilidade e instabilidade é a união entre os membros da startup. A harmonia criada pela sinergia de trabalho reflete em um escudo de proteção na empresa e quando a dificuldade bater na porta, e membros cogitares a desistir da união prevalece.

Exemplo, temos a Cuidem.Care. Luisa Franco, uma das fundadoras da startup, se viu a ponto de largar mão dos projetos e desistir de sua ideia. Contudo, a determinação em grupo falou mais alto e a conexão entre a liderança da empresa também. 

Eu vi que a Camila não queria perder tudo o que a gente tinha construído até agora, então juntas demos as mãos, levantamos juntas e decidimos continuar com nosso propósito. Luisa Franco

Os temporais podem até chegar, mas com o grupo fortalecido, focado e com a vontade de demonstrar sua capacidade, eles não desestabilizaram os pilares da empresa e nem as destruíram. Servirão de bons ensinamentos para a trajetória. 

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

+

Tecnologia

Loading...