33 Giga

Blog de tecnologia com serviços e notícias quentes da área. Dicas, tutoriais, testes e muito mais, de forma simples e descomplicada.


Comprovado: Vênus tem o dia mais longo do Sistema Solar

Comprovado: Vênus tem o dia mais longo do Sistema Solar - Divulgação/NASAComprovado: Vênus tem o dia mais longo do Sistema Solar - Divulgação/NASA

Um estudo realizado por cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA) descobriu novas informações sobre Vênus. O maior destaque, porém, é a comprovação de que o planeta tem o dia mais longo do Sistema Solar. Para realizar uma única rotação em seu eixo, o astro leva, em média, 243 dias terrestres. E mais: um dia leva mais tempo do que um ano em Vênus. A volta completa ao redor do sol é de 225 dias terrestres.

Leia mais:
Astronautas da SpaceX voltam à Terra; veja o pouso no oceano
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua

Para descobrir com precisão a duração do dia mais longo do Sistema Solar, os pesquisadores de UCLA direcionaram ondas de rádio para Vênus, a partir da Antena Goldstone, localizada no deserto de Mojave, na Califórnia (EUA). Esse movimento foi realizado 21 vezes entre 2006 e 2020. Em cada ocasião, os cientistas estudaram o eco do rádio. Isso é, como as ondas ricocheteavam em Vênus e voltavam para a Terra.

Além de descobrir a duração do dia mais longo do Sistema Solar, o estudo da UCLA revelou outras dados sobre o Vênus. A inclinação do planeta, por exemplo, é de precisamente 2,6392 graus. Já quando o assunto é diâmetro, o núcleo do astro tem cerca de 3.500 km. Em comparação, a Terra pende aproximadamente 23 graus para um lado e tem núcleo com diâmetro de 2.900 km.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga