33 Giga

Blog de tecnologia com serviços e notícias quentes da área. Dicas, tutoriais, testes e muito mais, de forma simples e descomplicada.


Covid-19: é seguro instalar uma lâmpada UV em casa?

Covid-19: é seguro instalar uma lâmpada UV em casa? - David McEachan no Pexels

Covid-19: é seguro instalar uma lâmpada UV em casa? - David McEachan no Pexels

Desde o início da pandemia de covid-19, diversas maneiras de desinfecção, tanto de objetos quanto de ambientes, vêm aparecendo no mercado mundial. Entre elas, está a utilização do processo de esterilização por luz ultravioleta germicida (UVC, na sigla). No entanto, o uso sem critérios das lâmpadas não é indicado, já que pode, inclusive, causar problemas à saúde, como danos à pele e à visão.

Leia mais:
Saiba como economizar na conta de luz durante a quarentena
Quais materiais podem ou não ir ao micro-ondas?
Testamos: Smart Lâmpada Wi-Fi, da Positivo, personaliza ambientes por R$ 119

“A eficácia das tecnologias baseadas em UV só é possível em condições específicas e controladas quanto à área irradiada, levando em consideração aspectos como o ângulo de exposição, intensidade e dose de radiação”, explica Juliano Dillenburg, engenheiro e consultor da Meister Safe, startup que desenvolve soluções com base logarítmica de aplicação UVC.

No mercado, disponível para uso doméstico, é até possível comprar lâmpadas UVC que emitem comprimentos de onda distintos (de 254nm até 222nm). Mas, diferentemente do que se possa acreditar, o uso da radiação não pode ser determinado por um tempo de exposição específico, já que uma série de outros fatores, como temperatura e metragem do ambiente, devem ser levados em consideração também, tornando a compra perigosa e, na maioria das vezes, inútil para o combate a vírus e bactérias.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga