33 Giga

Blog de tecnologia com serviços e notícias quentes da área. Dicas, tutoriais, testes e muito mais, de forma simples e descomplicada.


Curso online e gratuito auxilia pais a orientar filhos na internet

Curso online e gratuito auxilia pais a orientar filhos na internet - August de Richelieu no Pexels

Curso online e gratuito auxilia pais a orientar filhos na internet - August de Richelieu no Pexels

Para garantir que crianças e adolescentes façam uso seguro e responsável da internet e das redes sociais, o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) lançou nesta segunda-feira (31) o curso online e gratuito Filhos Conectados, voltado para pais e responsáveis.

Leia mais:
Controle dos pais: como proteger as crianças no YouTube
10 principais ameaças enfrentadas por crianças e adolescentes na internet
Crianças em casa? Conheça games que ensinam e divertem ao mesmo tempo

O curso online tem duração total de 3 horas e é composto por 12 capítulos divididos em vídeos curtos, sendo que cada um aborda um tema. Entre eles: tempo adequado de uso da internet para crianças e adolescentes, prevenção ao vazamento de nudes, como evitar bullying e cyberbullying, como evitar exposição excessiva na web, desafios perigosos, o que os pais precisam saber antes dos filhos tentarem ser youtubers, limites de idade para o uso das plataformas e apps. Também há um módulo prático com dicas de como utilizar softwares de controle parental e como configurar a privacidade em aplicativos de mensagens e redes sociais.

A importância desse curso se mostra pelo fato de 89% de crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil já serem usuárias de internet, o que equivale a 24,3 milhões de jovens conectados, segundo a pesquisa TIC Kids Online 2019, do CGI.br, divulgada em junho deste ano. Desses, 43% contam que já viram pessoas sendo discriminadas no ambiente online, por causa da raça, cor ou aparência física. Já o contato com conteúdo de violência foi reportado por 27% das meninas e 17% dos meninos.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

+

33 Giga