Florianópolis está apta a lançar a tecnologia 5G; assim como mais 11 capitais brasileiras

Demais capitais do país estão parcialmente adaptadas ou preparam a atualização da legislação municipal

Florianópolis e mais 11 capitais brasileiras estão totalmente aptas a lançar a internet 5G para a população. Além da capital catarinense, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Natal, Palmas, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória, Aracaju e Boa Vista já atualizaram suas legislações locais para oferecer a nova tecnologia de internet.

As demais capitais do país estão parcialmente adaptadas ou estão preparando a atualização da legislação municipal.

Segundo edital da Anatel, todas as capitais brasileiras já estão preparadas para lançar a internet 5G para a população até 31 de julho deste ano – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/NDSegundo edital da Anatel, todas as capitais brasileiras já estão preparadas para lançar a internet 5G para a população até 31 de julho deste ano – Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil/ND

Nova tecnologia

Atualmente, a Lei Geral das Antenas (Lei nº 13.116/2015) e o Decreto nº 10.480/2020 tornam possível a implantação da nova tecnologia em todas as capitais e municípios.

Porém, é importante que as normativas sejam atualizadas para disponibilizar mais antenas e oferecer um 5G mais rápido e com mais qualidade.

Dessa maneira, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) vem sugerindo as adequações às legislações locais para esclarecer possíveis dúvidas e eventuais obstáculos à redução do déficit de conectividade.

“Nossa missão é garantir a tecnologia 5G conectando o Brasil e levando a internet para todos os brasileiros”, pontua o ministro das Comunicações, Fábio Faria.

Com as leis atuais, a nova geração de tecnologia de telefonia móvel vai chegar em todos os 5.570 municípios brasileiros – primeiro nas capitais e depois, gradativamente, nos demais municípios.

No entanto, para cobrir toda a cidade, o sinal 5G precisa de mais antenas. Sendo assim, quanto mais moderna for a legislação municipal, mais rápido a cidade terá ampla cobertura 5G.

Devido à complexidade para receber e disponibilizar a tecnologia, o edital possui metas fixadas ano a ano para levar gradualmente a cobertura a todo o país. No caso de 100% dos municípios, o prazo vai até 2029.

Cronograma para chegada do 5G

Todas as capitais brasileiras já estão preparadas para lançar a internet 5G para a população até 31 de julho deste ano, segundo prevê o edital da Anatel.

De acordo com o cronograma definido no leilão das faixas de radiofrequência, dentro desse prazo as sedes precisam oferecer no mínimo uma antena a cada 100 mil habitantes.

Para que a tecnologia 5G esteja ativa no Brasil, é necessário um número de antenas dez vezes maior do que há atualmente, devido ao aumento exponencial do volume de dados que será transmitido.

+

Tecnologia

Loading...