Golpe no WhatsApp oferece R$ 70 em cupons no McDonald´s

O nome da rede de restaurantes é usado para uma ação que tem como objetivo roubar dados dos usuários

Um novo golpe está sendo aplicado no WhatsApp, dessa vez oferecendo cupons falsos de R$ 70 para consumo em restaurantes McDonald´s. O alerta é do Laboratório de Pesquisa da ESET, empresa de tecnologia e segurança digital. 

O mecanismo é semelhante ao de outros golpes:  redireciona o usuário que clica no anúncio malicioso para uma página falsa, que rouba os seus dados. Segundo a empresa que analisou a farsa, para convencer as vítimas a acessarem o site da campanha, os operadores valeram-se de algumas artimanhas. Uma delas foi para ficar visualmente similar ao domínio do McDonald’s, foi registrado o mcdonaIds.XX (com ‘i’ ao invés de ‘L’) – técnica que é conhecida como typosquatting.

O golpe é aplicado pelo WhatsApp - Divulgação/ND
O golpe é aplicado pelo WhatsApp – Divulgação/Eset/ND

Evite golpes!

Para se proteger contra esses tipos de golpes, que podem roubar os seus dados pessoais, ou inscrever o usuário em serviços não solicitados com o objetivo de levar os seus créditos de celular, é importante estar atento.

  • Conhecimento de campanhas passadas: esse não foi o primeiro golpe (inclusive envolvendo o McDonald’s) a utilizar a temática de cupons falsos para chamar a atenção e, certamente, não será o último.
  • Colabore: informe familiares e amigos sempre que tenha conhecimento sobre uma campanha maliciosa ativa. Isso vai ajudar a criar um ciberespaço mais seguro para todos e a combater o cibercrime.
  • Informe-se: Algumas empresas oferecem páginas informativas relacionadas a segurança. Essa fonte de informação oficial é um exemplo que deveria ser seguido por todas as empresas.
  • Proteja o seu dispositivo: Para ficar seguro, mesmo depois de todos os cuidados, avalie a utilização de uma solução de segurança para o seu dispositivo, que possa bloquear o acesso a sites maliciosos, além de verificar a presença de apps maliciosos.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+

Tecnologia

Loading...