Golpistas invadem WhatsApp de deputada de SC

Parlamentar teve WhatsApp clonado por golpistas que tentavam extorquir contatos com pagamentos via pix; veja dicas para se proteger e evitar a perda de sua conta

A deputada Paulinha (PDT) é mais uma das vítimas de ataque e clonagem de redes sociais. Nesta quarta-feira (28), ela teve a sua conta de WhatsApp invadida por golpistas. A informação foi confirmada pela chefia de gabinete, que afirmou que está tentando reaver o acesso.

deputada; paulinha; whatsapp; clonado; clonada; redes; hackeadasParlamentar divulgou alerta nas redes oficiais após o ocorrido – Foto: Alesc/Divulgação/ND

Uma das mensagens a qual o ND+ teve acesso diz: “Estou tentando fazer um pagamento via pix, mas não consigo. Você pode fazer pelo seu e mais tarde lhe pago?”.

Pelas informações do gabinete, a clonagem ocorreu ainda nesta quarta (28), e logo foi percebida por assessores da deputada. Agora, eles lidam com um procedimento de recuperação de conta, que demora cerca de 12 horas.

As redes oficias da parlamentar divulgaram, no fim da tarde, uma nota alertando para o problema. Confira:

#Atenção

Posted by Paulinha on Wednesday, April 28, 2021

O tempo foi reduzido após o WhatsApp passar a ter diversos usuários com número clonado, já que anteriormente o procedimento poderia levar até uma semana.

Como se proteger de clonagem do WhatsApp:

Uma das principais medidas para evitar problemas do gênero é a verificação em duas etapas, para que qualquer tentativa de uso do número em outro aparelho seja sujeita a verificação por um PIN (uma senha numérica).

  1. No WhatsApp, toque no menu de três pontos e acesse as “Configurações”;
  2. Em “Conta”, escolha “Verificação/Confirmação em duas etapas”;
  3. Toque em “Ativar” e escolha uma senha seis dígitos para a conta do WhatsApp;
  4. Confirme o seu PIN (digite novamente o seu código pessoal);
  5. Informe um endereço de e-mail válido para caso esqueça seu código;
  6. Toque em “Avançar”  e confirme seu endereço de e-mail, depois em “Salvar”.
+

Tecnologia

Loading...