33 Giga

Blog de tecnologia com serviços e notícias quentes da área. Dicas, tutoriais, testes e muito mais, de forma simples e descomplicada.


Há 19 milhões de anos, 90% dos tubarões foram dizimados da Terra

Há 19 milhões de anos, 90% dos tubarões foram dizimados da Terra - Gerald Schömbs on UnsplashHá 19 milhões de anos, 90% dos tubarões foram dizimados da Terra - Gerald Schömbs on Unsplash

Uma pesquisa aponta que 90% dos tubarões que habitavam a Terra foram dizimados por um evento desconhecido. A extinção em massa teria acontecido há 19 milhões de anos. O estudo foi realizado pelas pesquisadoras Elizabeth C. Sibert e Leah D. Rubin, da Universidade Yale, nos Estados Unidos. Descoberta foi publicada na última sexta-feira (4) na revista Science.

Leia mais:
Site interativo mostra as criaturas e os mistérios do oceano
Cientistas apontam possibilidade de criar peixes na Lua

Para chegar à conclusão, as pesquisadoras analisaram fragmentos de escamas, dentes e ossos de peixes que estavam acumulados no fundo do oceano. Elas classificaram cerca de 1.300 componentes em 88 grupos distintos. Destes grupos, apenas nove ainda existem no planeta. Com base nestes dados, a equipe descobriu não só a diminuição do número de tubarões em 90%, mas também a redução de espécies em 70%.

Elizabeth e Leah, no entanto, não conseguem apontar a causa da extinção em massa dos tubarões. Isso porque, na época estimada, não há conhecimento sobre qualquer evento que possa ter impactado o clima ou o ecossistema da Terra. Também não há evidências da aparição de algum asteroide.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga