Habilidades técnicas e comportamentais para um CEO de uma startup

Mais do que experiência, a capacidade de aprender é um fator fundamental

Habilidades técnicas e comportamentais: qual a diferença?

Habilidades técnicas, ou do termo em inglês Hard Skills, são os conhecimentos profissionais em desenvolver tarefas operacionais com velocidade e qualidade, que podem ser mensuradas. Basicamente, é a aptidão técnica de um profissional.

Habilidades comportamentais, ou Soft Skills, são os conhecimentos em desenvolver relacionamentos e gerenciar atitudes com empatia e inteligência emocional, e que dificilmente podem ser mensuradas. É a aptidão mental de um profissional.

As aptidões técnicas são aquelas que podem ser desenvolvidas fora da startup, através da aquisição de conhecimento, seja um curso técnico profissional até uma graduação, especialização ou MBA. É uma habilidade que pode ser aprendida e aperfeiçoada.

Já as aptidões comportamentais exigem um pouco mais de trabalho, porque são aquelas que precisam ser desenvolvidas internamente, não somente dentro da startup, mas dentro da própria pessoa.

Diferente das habilidades técnicas, as comportamentais geralmente são aprendidas através da vivência de experiências, pois envolvem as emoções. Por isto o trabalho individual de cada um no desenvolvimento de suas soft skills é tão importante.

Quais as habilidades para um CEO de uma startup

CEO é a abreviação do termo em inglês Chief Executive Office, que na sua tradução direta significa chefe executivo do escritório, ou Diretor Executivo. Este é um termo que faz muito sentido numa grande corporação, com muitos departamentos e funcionários, mas qual é a relevância para uma startup, que geralmente começa com 2 ou 3 pessoas?

Realmente, para o começo de qualquer startup, não faz diferença alguma. O empreendedor à frente da startup é a pessoa que será o diretor executivo, o programador, o criador de conteúdo, o cara do cafezinho e até o servente da limpeza. Mas, enfim, é um termo de status que muitas pessoas gostam de usar.

Para amenizar este status, o ecossistema empreender acaba criando vários sinônimos para estes termos. Na aceleradora Condor Connect, este termo está associado a 3 habilidades essenciais num líder de uma startup.

“Nós usamos o CEO para a sigla das habilidades que consideramos essências para quem está a frente de um negócio inovador: Criatividade, entusiasmo e ousadia.”, explica Kauana Vissotto.

Criatividade é uma habilidade técnica que o empreendedor precisa desenvolver. Envolve sim a intuição, mas é uma habilidade que pode ser treinada e aperfeiçoada.

Entusiasmo e Ousadia são habilidades comportamentais. Tem mais relação com a atitude do que com a técnica. É a garra e a ousadia de quem está à frente do negócio, e de como pode transformar isto em motivação para o negócio.

Aprendizado contínuo

Independente das habilidades que já possua um empreendedor à frente de uma startup, o seu aprendizado deve ser contínuo. Primeiramente porque as habilidades técnicas estão em constante transformação e atualização. Segundo, porque as habilidades comportamentais exigem um período de vivência para se aperfeiçoarem.

A rotina de empreender dentro de uma startup também é um constante desafio. Não existe um dia igual ao outro quando se está construindo um negócio inovador. Por isto o aprendizado contínuo é uma ferramenta necessária para se preparar para um negócio

Para cada etapa de uma startup, o CEO que está à frente tem a responsabilidade de definir metas e indicadores para acompanhar a performance do negócio. Estas metas e indicadores também podem ser definidas para a equipe no desenvolvimento de suas habilidades, a começar pelo próprio CEO.

“Mais do que habilidades, a imagem que reflete o sucesso de uma boa gestão é o exemplo deixado.”

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

+

Tecnologia