Inteligência artificial e seus impactos 

Uma tecnologia extremamente comentada e investida nos últimos anos, mas você sabe de fato, o que é a inteligência artificial e como ela nasceu? 

A história da inteligência artificial vem de anos. Muitas mentes brilhantes depositaram seu tempo, recursos e conhecimento para desenvolver uma máquina que teria a capacidade de ter reações quase que humanas.

Ivocê sabe o que é a inteligência artificial e como ela nasceu?  – Foto: Divulgação/Condor ConnectIvocê sabe o que é a inteligência artificial e como ela nasceu?  – Foto: Divulgação/Condor Connect

Seu nascimento foi através de estudiosos como Alan Turing, Marvin Minsky e John McCarthy, logo após o final da segunda guerra mundial, quando foi criado e fortemente investido em um campo para estudos de Inteligência artificial.

O centro foi criado com o objetivo de realizar pesquisas científicas e o desenvolvimento de novas inovaçõesmáquinas inteligentes 

Entre grandes feitos desde então da inteligência artificial, um dos mais marcantes de seu início foi a criação do primeiro chatbot do mundo. Em 1964, a ELIZA como foi batizada, tinha como função promover conversas automáticas, comandadas por algoritmos e dados baseados em palavras chaves, semelhante a uma psicanalista.

Nos dias atuais a inteligência artificial chegou a níveis extraordinários e já as encontramos facilmente em nossas mãos. Sabe como? Seu smartphone.

Quem é cliente da Apple tem o auxílio da “SIRI” Inteligência artificial, que auxilia a manusear e tirar dúvidas sobre o celular, ou qualquer outra, pois faz uma pesquisa rápida no Google, assim que acionada. Bom, e já que estamos falando da Google. A ferramenta também possui inteligência artificial e as encontramos em celulares Android.  

Por fim, quem mais tem chamado a atenção nesse tipo de tecnologia auxiliadora e comunicativa é a “ALEXA”. A tecnologia é uma assistente conversacional, capaz de compreender o contexto até certo ponto e realizar tarefas simples.  

Todo esse avanço da tecnologia IA, nos proporciona grandes possibilidades e eleva os níveis sustentáveis e desenvolvimento de nossa sociedade. 

A inteligência artificial é um recurso entre tantos que a tecnologia dispõe e para usufruí-la é preciso aceitar a transformação digital. 

Vivemos tempos de mudanças repentinas, de tendência que tomam conta do mercado e rapidamente já se atualizam. Hoje, não há mais espaço para empresas que se mantém no passado, o ecossistema as tornará obsoletas caso isso não aconteça. 

Aceitar a transformação digital é uma parte para que isso não venha a ser realidade. Mesmo que muitas empresas não consigam, é necessário. Ela fará com que a empresa evolua e conquiste o que esperam dela.  Ao aceitar a transformação digital, você verá que ela consiste em processos mais complexos do que apenas aderir a tecnologias. Será muito mais do que criar produtos tecnológicos ou digitalizar sua empresa. 

Ela é a transformação de processos na empresa com o objetivo de se adequar a essa realidade que é estar em constante transformação e otimização. Felipe Campos Barrosso, CRO na Payface.  

Também, essa transformação digital não será prescrita pela própria empresa. Para que ela seja uma verdade e venha a mudar a cultura e execução de uma empresa, tendo a capacidade de agir com exatidão é necessário que ela seja vista e sentida por quem está de fora. Não serão os executivos e empreendedores que apontarão a transformação digital em sua empresa. 

“O maior problema da transformação digital é que ela só funciona se impactar o consumidor final. Marcel Jientara, CEO e FOunder da Alana AI
 

Como vimos, a transformação digital não está só ligada ao uso de grandes tecnologias, mas sim a uma mudança de mindset e cultura, que só será efetiva quando o cliente a enxergar em sua empresa. 

Os benefícios da inteligência artificial  

A inteligência artificial agrega inúmeras vantagens ao ser utilizada. Irá reduzir as falhas e poupar a empresa de refazer trabalhos, solucionando os erros e eventuais problemas com facilidade e rapidez.  

Com a quantidade de recursos que oferece, a inteligência artificial também aumenta os níveis de comunicação dessa empresa, otimizando-as e tornando a empresa mais comunicativa externamente e internamente.  

A inteligência artificial é uma tecnologia que a todo momento é remodelada, surgindo novos conceitos e ferramentas para serem usadas. Não fique de fora do futuro! Aceite a transformação digital e se alimente da vasta quantidade de benefícios que a IA chegou para nos trazer. Mude, inove e transforme-se. 
 

Assista nosso bate-papo completo

Conectando Startups: Inteligência artificial e seus impactos

Conectando Startups: Inteligência artificial e seus impactosCom a participação de Marcel Jientara, CEO e FOunder da Alana AI, e Felipe Campos Barrosso, CRO na Payface.

Posted by ND Mais on Friday, September 17, 2021

Ou se preferir, ouça como podcast

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

+

Tecnologia

Loading...