33 Giga

Blog de tecnologia com serviços e notícias quentes da área. Dicas, tutoriais, testes e muito mais, de forma simples e descomplicada.


NASA anuncia missões com robôs em Vênus – as primeiras em 30 anos

NASA anuncia missões com robôs em Vênus – as primeiras em 30 anos - NASA/JPL-CaltechNASA anuncia missões com robôs em Vênus – as primeiras em 30 anos - NASA/JPL-Caltech

A NASA anunciou nesta quarta-feira (2) que lançará duas missões com robôs em Vênus. Elas vão custar aproximadamente US$ 500 milhões (cerca de R$ 2,5 bilhão) e devem ocorrer entre 2028 e 2030. A agência espacial norte-americana não explora o planeta desde a sonda Magellan, que entrou em órbita em 1990 e passou quatro anos mapeando o local.

Leia mais:
Comprovado: Vênus tem o dia mais longo do Sistema Solar
10 músicas que fazem referência a extraterrestres e ao espaço
Quantos anos você teria se morasse em outros planetas do Sistema Solar?

As missões em Vênus já receberam nomes e propósitos. A DAVINCI+ (Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble gases, Chemistry, and Imaging) deverá entender como a atmosfera do planeta se formou e evoluiu, bem como determinar se houve um oceano. Ela também tem o objetivo de enviar as primeiras imagens em alta resolução das características geológicas únicas do astro. Conhecidas como “tesselas”, podem ser comparadas aos continentes da Terra e sugeririam a existência de placas tectônicas.

A outra missão em Vênus foi batizada de VERITAS (Venus Emissivity, Radio Science, InSAR, Topography, and Spectroscopy). Aqui, a proposta é mapear a superfície para entender sua história geológica e descobrir por que o planeta se desenvolveu de forma tão diferente da Terra. Os dois apresentam características similares, mas a atmosfera venusiana é rica em dióxido de carbono e tem temperaturas altíssimas, na casa dos 485 graus Celsius.

Para a realização da VERITAS, a NASA vai contar com a ajuda das agências espaciais da Alemanha, Itália e França. Juntas, elas ainda pretendem criar reconstruções em 3D da topografia de Vênus.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga