Nasa registra arco-íris em Marte; como é possível?

Foto chamou atenção dos internautas já que para obter arco-íris na Terra é preciso Sol e gotas de chuva e, em Marte, não existe água

Um fenômeno em Marte chamou atenção de internautas, após o rover Perseverance, da Nasa, capturar um suposto arco-íris no planeta vermelho.

Solo de MarteNasa divulga fotos do solo de Marte desde que o robô pousou no planeta vermelho – Foto: Nasa/Reprodução

Na internet, a pergunta era: Se não há água em Marte, como o fenômeno poderia se manifestar no planeta vermelho?

O público levantou duas principais hipóteses para a questão. Enquanto alguns acreditavam que o arco-íris poderia ser, na realidade, um “arco de poeira” causado por partículas de poeira no ar, outros defendiam que se tratava de um reflexo de lente da câmera do robô causado por raios de luz dispersos.

Após a repercussão da imagem, a Nasa se pronunciou. Em um e-mail ao portal Futurism, que publicou uma matéria sobre o assunto, o especialista em relações com a mídia do Laboratório Jet Propulsion, Andrew Good, confirmou que o “arco-íris” era, de fato, um artefato causado pelas lentes do robô.

“O que você está vendo é um reflexo de lente. Temos guarda-sóis nos Hazcams dianteiros, que foram considerados de missão crítica (já que precisamos deles para seguir em frente, e no geral, estamos avançando)”, escreveu. “Os guarda-sóis não eram considerados essenciais nas costas, então você ainda pode ver artefatos de luz dispersa em suas imagens.”

+

Tecnologia