Negócios Inovadores e suas oportunidades com as startups

O uso da tecnologia permitiu que a inovação chegasse em todos os comércios, desde as maiores corporações, até os mercadinhos de bairro. 

A cada dia vemos que em muitas áreas o futuro só será lucrativo para aqueles que forem abertos à inovação e os caminhos que ela traça. Sábios estão sendo as startups que já adotaram essa filosofia. Dentro do cenário das startups onde é tudo muito rápido e incerto, vemos um ponto de aprendizado enriquecedor nesse novo jeito de administrar os negócios. Conviver em harmonia com os erros, para criar uma oportunidade é necessário arriscar.

Ao analisar as empresas tradicionais vemos que elas tentam anular ao máximo qualquer tipo de risco ou erros, temem por terem nome no mercado e serem prejudicadas por algo que não foi aceito pelo próprio mercado, ou algo que não agradou aos clientes.

A inovação fez  com que, no varejo, algumas empresas tradicionais se permitissem errar.

Vivemos em um país que é escasso de oportunidades em muitos setores, e para tristeza de alguns empreendedores, a falta de investimento se torna o maior inimigo da inovação. Sem recursos para pôr a criatividade de toda uma nação que já se provou extremamente fértil para inovar, o Brasil caminha em passos curtos em relação a outros países.

“Empreender no Brasil já é inovar, temos uma carga tributária que é uma das mais altas do mundo, extremamente burocrático para você abrir um negócio e mantê-lo” Comenta: Gabriel Henriques, CEO da WeGrow e Co-fundador da Sauter Venture Builde

Para que seu negócio seja inovador, não é preciso que ele foque em criar algo extraordinário, mas que ele possa resolver algum problema que antes ninguém tenha tentado nem olhar para ele.

A tecnologia para os negócios serem inovadores

Essa nova era da tecnologia permitiu a todos uma conexão ampla entre fornecedor e cliente. Com isto muitas empresas viram que é mais rápido, econômico, e o cliente também viu que não precisa sair de casa para ter o que deseja.

Permitiu também o estudo do mercado mundial como um todo, percebendo as dores e vendo a inovação de todos os países para trazê-la para a sociedade à sua volta.

Um dos exemplos do uso da tecnologia nos negócios para promover inovação, foi dentro do mercado varejista. Até antes da pandemia não se considerava essa mudança como possibilidade e acabou virando quase que uma obrigação, não só para o varejo, mas para muitos estabelecimentos e empresas que tiveram que se reinventar.

Além de toda a otimização de processos que a tecnologia permitiu, a tecnologia trouxe uma segurança maior ao seu cliente e a empresa. Hoje, se ele não quiser fazer sua compra no sofá de casa, basta ele sair apenas com um cartão em mãos que uma série de dores de cabeça são evitadas

Outro fator que a tecnologia ajudou foi na maneira de trabalhar, durante a pandemia aconteceu o home office. Trabalhar em casa para muitas pessoas só foi possível por conta das tecnologias, uma inovação que ganhou força e muitas empresas adotaram essa forma de trabalhar, por redução de gastos e maior desempenho de alguns colaboradores.

Qual é o tempo que os negócios levam para serem inovadores como as startups

Caminhar um passo de cada vez é o mais importante a ser feito! Algumas das empresas tradicionais se espantam ao olharem para as algumas startups que conseguem captar milhões de dólares de uma hora para outra, isso pode gerar nessas corporações tradicionais não só um espanto, mas certa angústia ao não conseguirem acessar certo crédito bancário. Mesmo tendo nome a anos

E apesar de toda essa velocidade das startups, algumas coisas são feitas aos poucos, respeitando o tempo, subindo um degrau de cada vez.

“O foco está no cliente. Olhar para o cliente e investir tempo para solucionar suas principais dores.” Diz: Rafael Rocha COO em inovação, novos negócios, estratégia e empreendedorismo.

O maior tempo que uma empresa pode levar para se tornar inovadora é ditado por ela mesma, o quanto ela investe não só no uso de tecnologias, mas também na capacitação de pessoas que possam fazer a inovação acontecer prontamente.

Estando na liderança de uma corporação, pense na inovação ao contratar pessoas diferentes, de cidades, costumes e idades. Pense também em quais dores do cliente você pode resolver e quais dores ele pode vir a ter futuramente, surpreendendo ele através não só de produtos inovadores, mas sim com atitudes de inovação.

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

Acesse e receba notícias da Grande Florianópolis pelo WhatsApp do ND+

Entre no grupo
+

Tecnologia