O avanço tecnológico das startups

Uma startup se torna completa e rica em recursos quando traz junto dela grandes tecnologias

Não podemos mais conter e muito menos desacelerar o ritmo dos avanços tecnológicos que nos está sendo proporcionado, bem como requisitado para os profissionais e empresas do futuro. Sendo quase totalmente digitais, as próximas profissões serão voltadas ao uso de grandes tecnologias.

Uma startup se torna completa e rica em recursos quando traz junto dela grandes tecnologias – Foto: Divulgação/Condor ConnectUma startup se torna completa e rica em recursos quando traz junto dela grandes tecnologias – Foto: Divulgação/Condor Connect

Em uma startup os recursos utilizados para definir projetos, ideias e os passos da empresa giram em torno de ferramentas de avanço tecnológico, geralmente digitais, que agregam maiores resultados e trazem para as startups maiores alcance de mercado.

Hoje, muitos exemplos podemos extrair do que é uma startup, mas os principais são como essa empresa pode ser disruptiva, altamente tecnológica e que venha acarretar alguma solução ou serviço que seja escalável, além de juntarem pessoas inovadoras em um mesmo ambiente.

Claro que para ser uma startup não é necessariamente requisitado trabalhar com grandes tecnologias, mas para ganhar destaque em seus projetos e ações, é um requisito precioso! As tecnologias não só otimizam as tarefas, mas fortalecem as bases estruturais da empresa.

A importância dessas tecnologias e os seus recursos impactam nas empresas e em nossas vidas. Mal conseguimos passar um dia sem utilizar algum tipo de tecnologia. Mesmo que mínima, a usamos no trabalho, para nos locomover, alimentar e nos divertir.

Vivemos em um tempo de extremo privilégio, onde os maiores recursos que agregam versatilidade, velocidade e precisão emergiram do uso de grandes tecnologias. O que antes era escasso, agora podemos usar dessa tecnologia para eliminar erros, identificar falhas no processo de produção e criação das ideias com novos usos dos recursos tecnológicos que recebemos diariamente.

Tecnologia envolve pesquisa, desenvolvimento, uso massivo de conhecimento, mas o uso com inteligência. A principal tecnologia que temos no universo das startups é o uso inteligente dos recursos já disponíveis.
Dornelles Vissotto Junior, Professor e Gerente de Projetos de Extensão da UFPR

As tecnologias unem tempo, recurso e dinheiro que aplicados juntos geram para as empresas maiores possibilidades.

Transformação digital e seus impactos nas startups

A transformação digital bate na porta de nossas vidas e não pede licença para entrar, ela chega e domina nossas rotinas, nossas ações e já faz parte da maioria das profissões e empresas do momento. Então, como será o futuro se não for extremamente mergulhado no digital?

O mundo muda a todo instante e as modelagens que sofremos atualmente nunca havíamos sentido antes, principalmente nas empresas e corporações tradicionais, que viram a disrupção de mercado causada pelo impacto da transformação digital que as startups proporcionam.

Mas para essa transformação digital acontecer de maneira massiva é preciso que tenhamos, além de grandes tecnologias, pessoas que estejam preparadas para viver esse digital, ter a alma digital, que agregada aos recursos disponíveis em nossas mãos permite extrair o melhor do digital.

Embora a maioria das coisas estejam interligadas a processos digitais, grande parte da população não sabe absorver completamente tudo o que as tecnologias e ferramentas digitais têm a oferecer. É preciso preparo e conhecimento pleno das funções e caminhos que o digital carrega junto a si.

O maior impacto que o digital pode causar nas startups é em suas relações com o mercado e cliente, na entrega de seus projetos e na eficiência de seus produtos.

A exemplo de como as ferramentas digitais e tecnológicas agregam eficiência, foi o desenvolvimento de uma vacina em tempo recorde.  Outro grande baque, foi a expansão do e-commerce e como as pessoas aderiram a esta prática.

Como utilizar da melhor forma a ferramenta da inovação para startups

Ao falar de inovação, a relacionamos com projetos e ideias radicais e completamente disruptivas, mas também a encontramos em pequenas, médias e grandes ações. O que importa mesmo para inovação não é o seu tamanho mas, sim, o quanto ela irá solucionar uma deficiência do mercado ou dor do cliente.

A tecnologia é uma ferramenta que desempenha a inovação em diferentes segmentos de nossas vidas, embora, a maior ferramenta de inovação que podemos encontrar no mercado são as mentes humanas. Uma mente inovadora e disruptiva, cria, conquista as startups e realiza grandes projetos.

A inteligência em desenvolver uma solução inovadora vem muito mais da capacidade criativa humana do que de um recurso tecnológico que está disponível. Ele ajuda, mas o maior pilar de uma ação inovadora vem por parte de nós mesmos.

Tem algumas ferramentas que você pode utilizar como Design Thinking, modelo de negócios do Canva, além de entender como outras empresa e países resolvem esses problemas que você está vendo.
Thiago Rocha, Growth Manager na RD Station

As tecnologias unidas com a nossa inteligência trazem a inovação para o mindset pessoal e da empresa. Inovar é fácil, tem diversas possibilidades, e para acontecer depende de você.

Acompanhe nosso bate-papo completo

O avanço tecnológico das startups

O avanço tecnológico das startups Com a participação de Thiago Rocha – Growth Manager @ RD Station – Startup Mentor e Dornelles Vissotto Junior – Professor e Gerente de Projetos de Extensão da UFPR

Posted by ND Mais on Friday, May 7, 2021

Ou se preferir, ouça como podcast

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

+

Tecnologia