O poder assertivo da comunicação inovadora

Saber comunicar é uma arte e inová-la diariamente pode ser uma vantagem sobre a concorrência

Uma comunicação interpessoal tem objetivo diverso, ela informa, interage, expressa opiniões e emoções do mensageiro ao ouvinte. A comunicação é distinta de qualquer outra ferramenta, ela observa, difere e assume sua principal tarefa de conexão quando usada de maneira correta.

Saber comunicar é uma arte e inová-la diariamente pode ser uma vantagem sobre a concorrência – Foto: Divulgação/Condor ConnectSaber comunicar é uma arte e inová-la diariamente pode ser uma vantagem sobre a concorrência – Foto: Divulgação/Condor Connect

Quando analisamos historicamente, é fácil notar o quão privilegiados somos em relação à comunicação de tempos atrás. Tudo era complicado, exigia esforço e demandava muito tempo para transportar a informação, deixando uma lacuna entre as informações e as demandas.

Mas como tudo é sentido apenas no tempo em que é vivido, o que será dos próximos meios de comunicação? Como será a comunicação interpessoal entre nós no futuro? Uma coisa é certa, vai evoluir e com a possibilidade de transformar nosso sistema comunicativo em uma conexão mais sólida e amplificada.

Teremos grandes resultados em áreas como desenvolvimento social, ecológico e trabalhista, e em todas as sociedades do mundo. A comunicação em sua melhor forma ensina a compreensão,  compartilha conhecimentos e conecta a todos.

A evolução da comunicação é constante. Quando pensamos como ela foi importante para uma sequência de inovações em nossa sociedade, observamos claros momentos desta evolução. Isso desde o princípio, quando compreendemos através da comunicação a conviver em grupo, até a comunicação inovadora via rádio, TV e internet.

Mas comunicação é muito mais do que os meios e as plataformas que a transmitem. Ela deve estar no currículo de todo funcionário e nos diplomas da liderança da empresa. É uma das grandes ferramentas e maior aliada como principal ponto de partida para novos projetos, inovações e transformações que passam pela empresa.

Breve história da comunicação 

A história aponta que gestos, gritos e ruídos transmitidos pelo homem primitivo já representavam uma certa forma de comunicação. Foi uma das principais ações que possibilitou a evolução em grupos sociais. Suas transformações e o aperfeiçoamento das formas de comunicação vieram com o tempo, criando novos caminhos para melhor se conviver em sociedade.

As primeiras feições de comunicação escrita estudadas pela historia são datadas por volta de mais de 15.000 anos a.C. Nessa época a humanidade já expressava cenas e momentos de seu cotidiano em pinturas, originando assim o termo “rupestre”.

Com a evolução da comunicação escrita, aderiu-se a novas formas mais objetivas e de maior poder de interpretação e alcance. Como foi logo no início da escrita cuneiforme, fruto do desenvolvimento sumério. Foi o primeiro sistema que possibilitou a impressão de caracteres, proporcionando um marco na história da comunicação.

Hoje a comunicação está em todo canto. Profissões, empresas e tecnologias desfrutam de suas funções diariamente. Estará presente aonde formos, sempre inovando e nos diferenciando do quanto somos evoluídos frente as civilizações anteriores.

A comunicação no universo das Startups 

O termo startup é utilizado para empresas que se encontram num momento onde a equipe busca desenvolver um projeto ou produto inovador, geralmente com base tecnológica, e que tem um modelo de negócio escalável sem grandes custos.

Todos os processos do sucesso de uma startup passam pelo caminho da comunicação, que tem o papel de vender o produto, apresentá-lo ao cliente e convencê-lo de que esse produto ou serviço é a melhor escolha. Além disso, a comunicação nas startups permite que clientes, investidores, parceiros e colaboradores se familiarizem mais com a empresa e seus serviços.

Uma comunicação assertiva vai ser responsável por levar a startup para um outro patamar de venda e de crescimento organizacional, sendo efetiva em captar de seus colaboradores todas as ideias e projetos que fomentem o ato de inovação.

Para atingir a comunicação assertiva e extrair o seu melhor para as startups, é preciso traçar um planejamento específico levando em consideração o conhecimento da empresa que está surgindo, analisando todo o processo de criação e determinando o que se quer solucionar em cada fase ou projeto.

Comunicar-se vai além de manter boas relações em redes sociais. A comunicação é uma das qualidades mais requisitadas para quem está à frente de uma empresa, ou representa uma personalidade de influência diante da sociedade.

Dicas para uma boa comunicação:

A comunicação assertiva deve ser desenvolvida dentro de cada realidade, e por isso somente a vivência te dará os elementos necessários para alcançar sua performance. No entanto, algumas dicas facilitam o processo de uma boa comunicação:

  • Fale com o público e não só para ele, o envolva.
  • Procure elaborar textos curtos de leitura rápida.
  • Fale de forma simples e com exemplos.
  • Conheça seu público.
  • Use as redes sociais para se comunicar de forma positiva
  • Adquira conhecimento

Está idealizando sua startup ou quer acelerar seu crescimento, entre em contato com a aceleradora Condor Connect através do e-mail oi@condorconnect.com.br. Aqui seus projetos e ideias são avaliados por especialistas de mercado, e você pode fazer parte do programa de mentoria para sua startup. Não perca a chance de fazer acontecer!

+

Tecnologia