O que move uma startup?

Versatilidade, descontração e principalmente ideias que promovam a inovação.

Quando o assunto é startup, muitas vezes as relacionamos em empresas milionárias e que possuem um ambiente descontraído, jovem e que foi planejada para a certeza. Uma startup se estipula mesmo por sua inovação, pelo que está criando de novo em relação ao mercado e suas concorrentes. Possuem sim um ambiente de descontração e flexibilidade, mas que com o principal objetivo de solucionar as dores de seus clientes e proporcionar a investidores maior estabilidade para aplicarem seu dinheiro.

Para ser considerada uma startup é preciso estar de mãos dadas com a inovação, permitindo que seus projetos sejam testados a todo momento sem o medo de cometer erros. Dentro desse modelo de empresa as ideias funcionam como seu principal ponto de partida para que se crie a inovação, porém apenas ter ideias boas não resulta claramente em inovar, é preciso pôr em prática todas essas ideias.

A startup pode ser determinada por vários fatores, mas o que predomina é a cultura imposta por essas empresas em relação ao mercado, funcionários e seus projetos. Possuindo uma cultura de autonomia para as pessoas que compõe a empresa, permitindo que todas elas possam despejar suas ideias em pró da startup.

Inovar constantemente e criar novos conceitos de trabalho são as ferramentas mais utilizadas dentro das empresas para se tornarem uma startup.

Os desafios que as startups encontram diante do mercado 

O mercado precisa que as pessoas se desprendam da ideia de que para ter uma startup de sucesso é preciso ter investimentos milionários, e quando na verdade uma startup começa primeiro colocando as ideias em prática e posteriormente encontrar um investidor que abrace essas ideias.

“O mínimo para fazer sua startup funcionar às vezes é um formulário do google, ou a sola do sapato, papel e caneta na mão.” Bruno Grahl. CEO @ Débito Direto

Alguns ainda carregam diversos enganos na hora de se criar uma startup. Onde é preciso grandes investimentos, os melhores softwares e ter inúmeros funcionários que possam desenvolver toda a inovação. Pelo contrário, é necessário adotar um mindset pessoal de que tudo só acontecerá com base nas atitudes que toma e nas ideias que põe em prática.

Ter grandes investimentos e obter uma vasta captação de dinheiro vai depender do time que sua empresa dispõe. De nada vai adiantar ter o caixa recheado, se não possuir as pessoas certas que façam o fluxo de caixa girar.

Não se engane, o capital é apenas um detalhe, pois é possível sim realizar vários projetos de forma criativa sem ter grandes investimentos ou já ter o caixa cheio. Nem tudo é dinheiro! O recurso principal no início não será só o dinheiro e sim a habilidade que os empreendedores têm em fazer aquele negócio acontecer.

A mudança de mindset de uma empresa tradicional para uma startup 

Vemos dentro do mercado algumas empresas que ainda demonstram diversos receios em relação às novas startups, não só pela cultura diferenciada que possuem, mas também por essas empresas estarem relacionadas com a mudança de forma contínua. Enquanto grandes corporações vivem apegadas em suas práticas e métodos passados que impedem elas de cultivar a inovação.

As grandes corporações carregam dentro de sua cultura uma imensidão de processos e regras que frustram a inovação de acontecer, são hábitos que infelizmente bloqueiam a transformação dentro da empresa.

“As pessoas que ficam nesse ambiente naturalmente têm o perfil de não inovar” Com participação de Cristian Aquino. Founder / CEO Camerite

Simplesmente essas regras e processos acabam se tornando o maior inimigo de quem tem a cultura de inovar. E ao se desprender desses processos vimos o crescimento de forma gradual em todos os setores implementados, ser inovador não é só criar algo inédito, é ter pequenos atos que são postos em prática todos os dias para haja uma melhora social e encontrar caminhos que ainda não foram explorados.

Não perca a oportunidade de fazer a sua ideia acontecer. Ela pode ser o diferencial que a sociedade está precisando.  Entre em contato através do e-mail oi@condorconnect.com.br e agende a oportunidade de fazer a sua ideia decolar. Participe agora e trabalhe o perfil empreendedor para o seu negócio. Empreenda-se.

+

Tecnologia